Na edição do programa 20 Minutos desta quarta-feira (18/11), o fundador de Opera Mundi, Breno Altman, analisou os resultados do primeiro turno das eleições municipais de 2020, discutindo quem foram os vencedores e derrotados no pleito.
Segundo Altman, no cenário geral do país, o campo conservador, reunindo o bolsonarismo, o centro e a direita neoliberal, conseguiu avançar em relação ao campo progressista. O jornalista apontou que esses resultados podem ser explicados pela força que o bloco reacionário tem em eleições municipais.
“O campo conservador tem maioria em relação ao campo progressista, tendo 75% dos votos. Esse campo sempre foi majoritário em eleições municipais pelo apoio que recebe da burguesia brasileira em nome de entidades, federações e igrejas. Há também mais peso dos governos federal e estadual”, disse.
Altman, entretanto, ressaltou que tal cenário pode mudar no segundo turno, com a possibilidade de recuperação das forças progressistas nos grandes centros do país onde se travam “batalhas decisivas”.
“A esquerda pode colher vitórias nos grandes centros. Uma vitória da esquerda em São Paulo, por exemplo, pode mudar o jogo, assim como a vitória progressista em outros locais”, afirmou.
Reveja o programa 20 Minutos: