Brasil, Rússia, Índia e China, grupo das quatro maiores economias emergentes conhecido como Brics, anunciaram hoje (16), em comunicado após sua primeira reunião de cúpula, que irão atuar de forma coordenada na reforma do sistema financeiro internacional. A reunião ocorreu na cidade russa de Ecaterimburgo, nos montes Urais, e contou com a presença do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, como observador.
O anúncio da cooperação foi formalizado na declaração oficial do evento pelo presidente russo Dmitri Medvedev. “Vamos coordenar o nosso trabalho. Vamos agir de uma maneira forte e permanente”, afirmou o chefe de Estado, referindo-se à agenda global de reforma do sistema financeiro. Segundo Medvedev, os presidentes dos bancos centrais e os ministros das Finanças, de Energia e Agricultura dos quatro países farão encontros periódicos para organizar as estratégias comuns.
O Bric também pediu a coordenação de um mecanismo mais democrático e transparente para a tomada de decisões nas organizações financeiras mundiais, e mais voz e poder de voto para as economias emergentes e em desenvolvimento nessas organizações.
O documento ressalta que a reforma da arquitetura econômica mundial deve se basear no fortalecimento da gestão de riscos e nas práticas de supervisão financeira para evitar abalos nas bolsas de valores. Ademais, o documento fala da necessidade de uma sólida base jurídica. Os quatros países pedem às economias desenvolvidas para cumprir suas obrigações de alocar 0,7% de sua receita em conceito de ajuda aos países em desenvolvimento.
Energia
Na esfera energética, os países pedem pela diversificação dos recursos energéticos e de suas vias de transporte, pela garantia da segurança das rotas de passagem, pela criação de infraestruturas e pela canalização de novos investimentos ao setor. Também foi decidido que a próxima cúpula deste grupo será realizada no Brasil, em 2010.
Em uma declaração conjunta sobre segurança produtiva, os países defenderam um sistema internacional de comércio de produtos agrícolas mais justo.
Participaram da cúpula o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governantes de Rússia, Dmitri Medvedev; e China, Hu Jintao, além do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.
Os países do Bric concentram em torno de 40% da população mundial, 14,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do mundo, 12,8% do comércio e 25% da superfície terrestre do planeta.
Ahmadinejad
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, participou da reunião em meio à instabilidade política pela qual passa o Irã. Desde o anúncio do resultado das eleições, que deu a reeleição a Ahmadinejad, intensos confrontos vêm acontecendo na capital, Teerã.
NULL
NULL
NULL