Sexta-feira, 16 de maio de 2025
APOIE
Menu

O governo do Camboja anunciou nesta terça-feira (26/04) uma reunião com a Tailândia para negociar um cessar-fogo de seus exércitos, que estão em confronto na fronteira há cinco dias.

O Ministério da Defesa cambojano informou, em comunicado, que o ministro da Defesa tailandês, o general Pravit Wongsuwan, aceitou viajar para Phnom Penh para discutir a trégua.

Leia mais:

Tropas deTailândia e Camboja continuam se enfrentando na fronteira

Camboja pede intervenção da ONU no conflito com Tailândia

Hoje na História – 1979: Vietnã depõe Pol Pot no vizinho Camboja

Premiê do Camboja diz que país vive uma “autêntica guerra” com a Tailândia

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A reunião bilateral é uma iniciativa da Tailândia e foi proposta pelo próprio Wongsuwan durante uma conversa telefônica realizada nesta terça-feira com o ministro da Defesa cambojano, Tea Banh, segundo a nota oficial.

O comunicado não indica quando será realizado o encontro.

As autoridades tailandesas não divulgaram nenhum comunicado a respeito para confirmar ou desmentir a informação cambojana.

No entanto, o porta-voz do governo tailandês Supachai Jaisamutr informou que o titular de Relações Exteriores, Kasit Piromya, se reunirá na quinta-feira em Jacarta com o chanceler da Indonésia, Marty Natalegawa, para tratar da disputa.

A Indonésia, como presidente rotativo da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), assumiu em fevereiro a missão de reconciliar o Camboja e a Tailândia.

A ONU, os Estados Unidos e Asean fizeram apelos a ambos os países para reduzir a tensão na região e resolver o conflito de maneira pacífica.

Os exércitos do Camboja e da Tailândia voltaram nesta terça-feira a trocar disparos de rifles, metralhadoras e morteiros na fronteira entre os países, em outro dos templos da área cuja propriedade é motivo de discórdia.

Esta disputa ganhou força em 2008, quando Preah Vihear foi declarado Patrimônio da Humanidade e a Unesco o inscreveu dentro do território cambojano. Embora a Tailândia não reivindique a soberania do centro religioso que o Tribunal Internacional de Haia concedeu ao Camboja em 1962, o país demanda uma área de 4,6 quilômetros quadrados adjacente ao templo.

Desde então, os exércitos de ambos os países se enfrentaram em várias ocasiões, a última em fevereiro passado, quando morreram oito pessoas, incluindo civis, e dezenas ficaram feridas nos combates travados durante quatro dias.

No mês seguinte, Camboja e Tailândia aceitaram a mediação da Indonésia, mas depois os tailandeses mudaram de opinião e afirmaram que a presença de observadores na região em disputa pode piorar a situação.

Siga o Opera Mundi no Twitter 

Conheça nossa página no Facebook 

Camboja anuncia reunião com Tailândia para negociar cessar-fogo

NULL

NULL

NULL