Um dia após a obrigatoriedade de vistos para cidadãos do México e da República Tcheca que ingressam no Canadá entrar em vigor, protestos de ambos os países atingidos pela medida foram verificados. Os governos reclamam da rapidez com a qual a decisão foi tomada. O motivo para a restrição, segundo os canadenses, é o aumento de pedidos de asilo político que visitantes desses países fazem ao chegar ao Canadá.
Centenas de mexicanos se dirigiram à embaixada do Canadá na Cidade do México ontem (14) para buscar uma antecipação da liberação de seus vistos.
Cidadãos mexicanos se aglomeram em frente à embaixada do Canadá na Cidade do México – Alex Cruz/EFE (14/07/2009)
“Soube da medida está manhã”, disse Susana Fierro, dona de casa de 45 anos prejudicada pela decisão de última hora, que exigia ao menos que “dispusessem um período mais longo” para se conseguir o visto.
Fierro disse que recorreu à representação diplomática porque seu filho de 15 anos tem passagem marcada para o Canadá amanhã, para um período de férias planejado há três meses.”E agora sou informada que é preciso um visto”.
O México é agora o país que mais faz pedidos de asilo político. O número de requisições triplicou de 2005 para 2009, atingindo um total de 9,4 mil, segundo o departamento de imigração canadense. Essa quantidade representa um quarto do total de solicitações recebidas pelo Canadá.
Ciganos
A República Tcheca fica em segundo lugar, com três mil requerimentos de asilo desde que o pedido de visto para esse país foi tornado desnecessário, em outubro de 2007. Em 2006, foram menos que cinco pedidos, segundo o departamento de imigração.
“Além de criar demoras significativas e espiralar os custos do nosso programa de refugiados, o gigantesco volume desses pedidos está destruindo nossa habilidade de ajudar pessoas a fugirem de perseguição real”, disse o ministro de imigração Jason Kenney. “Frequentemente, as pessoas que realmente precisam da proteção do Canadá se encontram em uma longa fila, esperando meses e algumas vezes anos para ter seus pedidos ouvidos. Isso é inaceitável”.
“O processo de visto nos permitirá ver quem está vindo para o Canadá como um visitante legítimo e quem pode estar tentando usar o sistema de refugiados para pular numa fila de imigração”, disse Kenney. “Não é justo para com aqueles que ficaram esperando pacientemente para vir para o Canadá, às vezes por anos, quando outros conseguem burlar nosso sistema de imigração”.
Mais de 1,7 mil pedidos tchecos são de ciganos alegando discriminação em seu país de origem. Organizações de direitos humanos acusam a minoria de 250 mil ciganos de sofrerem discriminação na República Tcheca. O departamento de imigração aceitou 11% dos pedidos de mexicanos em 2008, e não deu os resultados da quantidade aceita de tchecos.
Reações
Em resposta a ação canadense, o governo México disse que lamentava a decisão, mas não deu indicações de que começaria a pedir vistos de viajantes canadenses. Autoridades mexicanas comunicaram que continuariam a trabalhar com o Canadá para lidar com os pedidos fraudulentos de asilo de forma a desfazer a medida assim que possível.
A República Tcheca reagiu de maneira mais forte, com seu ministro de Relações Exteriores, Jan Kohout dizendo que seu país poderia passar a requerer vistos de canadenses.“Esta não é a maneira em que países que são sócios e aliados se comportam uns com os outros. Em meus mais de 20 anos de experiência diplomática, não havia visto nunca algo parecido. Assim não se atua. Deveriam haver avisado adiantado ao Ministério de Exteriores”.
(Com informações da AFP, CBC News, Now Public e Radio Praha)
NULL
NULL
NULL