Candidato muçulmano à Prefeitura de NY defende estratégia progressista em todo país
Zohran Mamdani foi o mais votado do primeiro turno das primárias democratas com propostas sobre controle de aluguéis e transporte público gratuito
Zohran Mamdani, vencedor do primeiro turno das eleições primárias do Partido Democrata para a Prefeitura de Nova York, afirmou nesta quinta-feira (26/06) que sua estratégia política pode ser aplicada para vitórias progressistas em qualquer região dos Estados Unidos.
A declaração do político muçulmano foi feita à emissora MSNBC após vencer o advogado e ex-governador de Nova York (2011-2021), Andrew Cuomo, nas primárias do partido na última terça-feira (24/06).
“Esta é uma campanha sobre desigualdade, e você não precisa viver na cidade mais cara do país para ter experimentado isso, porque é uma questão nacional. E o que os [norte-]americanos estão procurando são pessoas que lutarão por eles”, declarou Mamdani.
O político, conhecido por suas posições pró-Palestina, venceu com uma estratégia de contato direto com eleitores através de 50 mil voluntários. Mamdani estruturou sua campanha a partir das demandas de ex-eleitores democratas de Nova York que votaram em Donald Trump na última eleição presidencial.

Mamdani, conhecido por suas posições pró-Palestina, venceu com estratégia de contato direto com eleitores através de 50 mil voluntários
Zohran Kwame Mamdani/X
“Essas pessoas são os nova-iorquinos para quem a democracia começou a perder o significado e relevância diante das lutas de seu cotidiano. E são eles que, por muito tempo, não se viram em nossa política local. Por outro lado, foram eles que nos trouxeram até aqui, que bateram em mais de 1,5 milhões de portas nos cinco distritos da cidade”, afirmou.
Mamdani recebeu apoio de figuras da ala progressista do Partido Democrata, como o senador Bernie Sanders e a congressista Alexandria Ocasio-Cortez. Já Cuomo, que optou por eventos mais controlados para seus apoiadores, contou com milhões de dólares em doações e endossos de grandes nomes do partido, incluindo o ex-presidente Bill Clinton e o congressista Jim Clyburn.
“Descobrimos exatamente a maneira de derrotar o dinheiro organizado, que é o povo organizado. Estamos falando de uma escala de campanha que não vemos nesta cidade há muito tempo”, concluiu.
(*) Com informações de MSNBC e The Guardian