O candidato de oposição social-democrata Ivo Josipovic, 52 anos, saiu vitorioso nas eleições presidenciais da Croácia. O político prometeu fazer esforços para completar as negociações para ingressar na União Europeia em 2012. Outra prioridade será a política com os vizinhos nos Bálcãs e o desenvolvimento de boas relações, incluindo a promoção de projetos econômicos conjuntos para o exterior.
Conforme a Comissão Eleitoral Estatal, Josipovic obteve 60,3% dos votos no segundo turno das eleições. Com a vitória, ele torna-se o terceiro presidente da Croácia desde que o país obteve a independência da Iugoslávia, em 1991.
O prefeito de Zagreb, Milan Bandic, que contava com o apoio da Igreja Católica e dos eleitores mais conservadores, obteve 39,7% dos votos com sua candidatura independente. Bandic teve que se apresentar de forma independente após ser expulso do partido social-democrata, em novembro, devido a sua insistência em participar da eleição, contrariando o desejo do partido.
Josipovic prometeu apoiar a campanha da primeira ministra Jadranka Kosor para implementar as reformas e combater a forte corrupção, como exige Bruxelas para completar este ano as negociações sobre o acesso do país à União Europeia. “Quero uma luta inflexível contra a corrupção e o crime organizado. Isso é o que prometi, isso é o que conseguiremos”, disse o presidente eleito.
“Creio com firmeza que todos desejamos uma Croácia melhor, com mais justiça, que queremos um país onde o trabalho seja reeditado e o crime seja castigado.”
Josipovic agradeceu ao presidente croata que está saindo, Stjepan Mesic, cujo segundo mandato expira em 14 de fevereiro, por sua “extraordinária contribuição à democracia e ao fortalecimento da posição da Croácia na comunidade internacional”.
O candidato social-democrata venceu em 21 províncias croatas, com exceção de Licko-Senjska, em torno da cidade de Gospic, que fica a cerca de 100 quilômetros ao sul de Zagreb.
NULL
NULL
NULL