Sábado, 8 de novembro de 2025
APOIE
Menu


O candidato da oposição na Venezuela, Henrique Capriles Radonski, comparou neste domingo (29/07) a eleição presidencial do país sul-americano como a luta entre Davi e Golias, em referência à passagem bíblica em que o homem que viria a ser rei de Israel derrota o gigante filisteu. Capriles está próximo de visitar seu centésimo povoado desde o início da campanha presidencial, em 1.º de julho, e neste domingo esteve em Camatagua, no Estado de Aragua (centro-norte do país).

“Davi ganhou [a luta] por três razões: não teve medo – e não tenham medo, subam no ônibus do progresso; tinha razão – e quem tem a razão? O povo que quer o progresso; e, por fim, soube usar sua arma, que era uma pedra. A nossa será o voto, que é nossa vontade e nosso espírito”, afirmou.

Divulgação

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O candidato da MUD (Mesa da Unidade Democrática) tem adotado uma estratégia completamente antagônica ao do seu principal adversário, o atual presidente Hugo Chávez, que prefere a realização de grandes comícios, como o ocorrido neste sábado em Miranda, Estado onde Capriles exercia o cargo de governador até junho. Capriles, por sua vez, prefere adotar a estratégia abordagem porta a porta, escutando pessoalmente os relatos dos eleitores que o recebem.

Outra aposta do candidato da MUD é além atrair o eleitorado mais jovem, afirmando que o país precisa de mudanças. “O lançador está cansado”, diz ele, em referência à posição preferida de Chávez no beisebol, esporte mais popular do país.
 

Candidato da oposição já percorrer quase cem povoados desde o início da campanha, adotando a estratégia de abordagem porta a porta

NULL

NULL


Com a presença de 21 candidatos a prefeito que lhe apoiam, Capriles fez no último sábado (28) um juramento aos membros de sua equipe eleitoral que serão encarregados de fiscalizar os locais de votação. O ex-governador defendeu seu governo no Estado Miranda e criticou os investimentos que o governo Chávez está fazendo nas Forças Armadas. “Não há dinheiro para alimentar os venezuelanos, mas há dinheiro para comprar armas e lançar satélites no espaço”, questionou.

Saudações

Ainda ontem Capriles desejou feliz aniversário ao presidente Chávez, citando pela primeira vez seu nome no twitter: em meu nome e de todos os integrantes de nosso Comando Venezuela, desejamos feliz aniversário ao candidato Chávez.

A eleição presidencial venezuelana será disputada em turno único no dia 7 de outubro. O vencedor governará o país pelos próximos seis anos. As pesquisas de opinião mostram um favoritismo entre 15 e 20 pontos percentuais a favor de Chávez.