A Comissão Eleitoral de Gana anunciou nesta segunda-feira (09/12) o resultado final da primeira contagem de votos das eleições presidenciais realizadas no último sábado (07/12).
O informe apontou a vitória do ex-presidente John Dramani Mahama, do partido Congresso Nacional Democrático (NDC, por sua sigla em inglês), com 56,3% dos votos, e uma vantagem de 15 pontos percentuais sobre Mahamudu Bawumia, atual vice-presidente e candidato do conservador e nacionalista Novo Partido Patriótico (NPP).
Apesar de o resultado oficial ter sido confirmado apenas nesta segunda, as projeções já indicavam a vitória de Dramani Mahama durante a tarde de domingo (08/12), o que levou Bawumia a ligar para seu adversário felicitando-o pela vitória, e a publicar um comunicado dizendo que aceitava o resultado desfavorável obtido nas urnas.
Com o resultado, Dramani Mahama retornará ao poder no país após oito anos. O historiador era vice-presidente de John Atta Mills, que faleceu em julho de 2012, meses antes do fim do seu mandato. Dramani assumiu a Presidência de Gana pela primeira vez naquele então, completando o período do seu antecessor. Ele também venceu as eleições realizadas em dezembro daquele ano, o que lhe rendeu quatro anos de mandato próprio entre 2013 e 2017.
Após aquele governo, a direita iniciou um período de oito anos no poder em Gana, sob a liderança do ex-diplomata Nana Akufo-Addo, que venceu os pleitos presidenciais realizados em 2016 e 2020.
Na disputa eleitoral deste ano, o partido governista apostou no economista e banqueiro Mahamudu Bawumia, que foi vice-presidente do país nos últimos oito anos.
Junto com Dramani Mahama, também foi eleita a escritora Jane Opoku-Agyemang, que será a primeira mulher a exercer o cargo de vice-presidente na história de Gana.