Antes de visitar Argentina, chefe do comando Sul dos EUA reativa base no Panamá
Movimentação chefiada por Alvin Hosley amplia estratégia interoceânica de Washington em meio a tensões com Venezuela
A antiga base militar dos Estados Unidos de Sherman, localizada na província de Colón, no Panamá, voltou a ser usada como centro de treinamento por forças norte-americanas em exercícios comandados por Alvin Hosley, chefe do Comando Sul, nesta semana.
A movimentação amplia a estratégia de Washington sobre o canal interoceânico em meio a tensões com a Venezuela. As manobras, realizadas nos dias 17 e 18 de agosto na base aeronaval Cristóbal Colón, contaram com participação panamenha representada pelo ministro da Segurança Pública, Frank Ábrego.
Durante sua terceira visita ao Panamá, Hosley se reuniu com autoridades de segurança e inspecionou o destróier USS Sampson, posteriormente deslocado para o mar do Caribe, em meio às crescentes pressões de Washington contra Caracas, após o anúncio de uma recompensa pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

As manobras, realizadas nos dias 17 e 18 de agosto na base aeronaval Cristóbal Colón, contaram com participação panamenha
USA en Español/X
A presença do navio de guerra foi confirmada por fotografias que o mostram nos píeres da base Vasco Núñez de Balboa, antiga Estação Naval de Rodman. As imagens contradizem declarações de Ábrego, que havia afirmado não ter conhecimento sobre a embarcação em águas nacionais.
A chegada de Hosley ao Panamá, em fevereiro deste ano, já havia reacendido o debate sobre os desafios geoestratégicos relacionados ao Canal do Panamá.
Depois da passagem pelo Panamá, o chefe do Comando Sul seguiu para a Argentina, onde participará de uma conferência sobre “defesa regional” na América do Sul e terá encontro com o chefe do Estado-Maior argentino, Xavier Isasc, para tratar de segurança continental.
(*) Com TeleSUR.
























