Chefes militares indianos e paquistaneses negociam pela primeira vez desde cessar-fogo
Oficiais devem manter conversas telefônicas sobre acordo mediado pelos EUA no final de semana; medidas punitivas ainda estão em vigor
As autoridades da Índia e do Paquistão confirmaram que os diretores-gerais de Operações Militares de ambos os países conversarão nesta segunda-feira (12/05), naquele que será o primeiro diálogo após o anúncio do cessar-fogo entre as duas nações do sul da Ásia.
Os altos oficiais militares devem manter conversas telefônicas desde o entendimento sobre o cessar-fogo, mediado pelos EUA no sábado (10/05).
Apesar do apaziguamento do confronto, a conversa entre os diretores-gerais de Operações Militares da Índia e do Paquistão ocorre em meio a tensões após as medidas punitivas adotadas por Nova Deli e Islamabad nas últimas semanas.
O Paquistão proibiu o uso de seu espaço aéreo por companhias aéreas indianas, enquanto a Índia suspendeu unilateralmente o Tratado da Água do Indo de 1960, que regula a distribuição e utilização dos recursos hidrográficos do Indo e que havia resistido a confrontos anteriores.

Tore Urnes / Wikimedia Commons
Os ataques e bombardeios entre a Índia e o Paquistão começaram após o ataque de Pahalgam em 22 de abril, no qual 26 civis morreram.
A situação piorou em 7 de maio, quando a Índia lançou a chamada ‘Operação Sindoor‘ contra supostas posições terroristas em solo paquistanês, o que levou a uma resposta semelhante do Paquistão e a novas operações militares indianas até que o cessar-fogo de 10 de maio.
Nova Déli, no entanto, denunciou violações do cessar-fogo, principalmente na Caxemira, horas depois que o acordo foi alcançado.
No total, mais de 100 pessoas foram mortas desde 22 de abril na violenta escalada entre a Índia e o Paquistão.
