O governo da China convocou hoje (19) o embaixador norte-americano em seu país, Jon Huntsman, para transmitir um protesto formal pela reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Dalai Lama, líder político e religioso tibetano, ontem, informou a agência de notícias Xinhua.
Antes de apresentar oficialmente o protesto à administração norte-americana, o governo chinês assegurou em comunicado que Washington “violou gravemente” os princípios que regem as relações internacionais e atuou contra os comunicados conjuntos assinados por China e EUA para estabelecer os laços bilaterais. A China exige o reconhecimento do Tibete e da ilha de Taiwan como partes inalienáveis de seu território.
“Os EUA devem deixar de interferir nos assuntos internos da China e adotar medidas concretas para manter o crescimento saudável e contínuo das relações (entre Washington e Pequim)”, destacou no comunicado o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Ma Zhaoxu.
Obama tinha decidido não receber o Dalai Lama em 2009, quando ele visitava Washington, já que o presidente norte-americano quis se reunir primeiro com os líderes chineses, na visita que fez ao país em novembro.
A reunião foi convocada pelo vice-ministro de Assuntos Exteriores chinês, Cui Tiankai. Huntsman, de 50 anos, ex-governador do estado de Utah, foi nomeado há menos de um ano, apesar de pertencer ao Partido Republicano, por seus laços com o Oriente. Ele trabalhou em Taiwan nos anos 1980, fala mandarim fluentemente e adotou uma menina chinesa.
Relação estremecida
A recepção do Dalai Lama por Obama acrescenta mais tensão em um difícil momento de relações entre os dois países, depois que, em janeiro, uma das principais empresas norte-americanas – Google – ameaçou se retirar do mercado chinês, e Washington aprovou a venda de armamento a Taiwan.
A implantação de tarifas à importação de alguns produtos chineses nos EUA – respondida com similares medidas por parte da China – e o cancelamento dos intercâmbios militares bilaterais aumentaram a tensão.
NULL
NULL
NULL