A China finalizou nesta segunda-feira (15/11) a construção da ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo, que reduzirá em até quatro horas a duração do trajeto Pequim-Xangai, de 1.318 quilômetros, que atualmente é percorrido em dez horas.
Segundo informou a agência oficial de notícias Xinhua, a cerimônia de encerramento das obras foi realizada nesta segunda-feira na cidade de Bengbu, mas o trem não começará a circular até 2011 e chegará a seu máximo rendimento em 2012.
Leia mais:
Após protestos, trem com resíduos nucleares segue da França para Alemanha
Ativistas bloqueiam trem com lixo radioativo a 100 quilômetros do destino
Irã retoma negociações sobre programa nuclear até novembro, diz porta-voz
Polícia apreende 1,8 kg de urânio contrabandeado na Moldávia
Chávez chega ao Irã para fortalecer cooperação energética
O trem bala chinês alcançará uma velocidade máxima de 380 quilômetros por hora, informaram os responsáveis pelo projeto.
A construção da ferrovia foi iniciada em abril de 2008 com um orçamento de 33,3 bilhões de dólares e se beneficiou do pacote de resgate de 600 bilhões de dólares lançado em novembro por Pequim para atenuar a crise financeira global.
O trajeto dos novos trens unirá a capital chinesa, Pequim, com seu principal centro financeiro, Xangai, e também duas das áreas industriais mais importantes do país, a baía de Bohai, no nordeste, com o delta do Yang Tsé, no leste chinês.
A China inaugurou em 2008 sua primeira ferrovia de alta velocidade, que une Pequim, a então sede olímpica, com a vizinha Tianjin, e desde então criou outros trajetos: o de Wuhan-Guangzhou (Cantão), que une o centro e o sul da China, e o de Xangai-Nanjing, no leste.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL