Quarta-feira, 9 de julho de 2025
APOIE
Menu

A presidente do México, anunciou nesta quarta-feira (02/07) que não participará da Cúpula do BRICS, que será realizada no Rio de Janeiro, a partir do próximo domingo (06/07).

“Não posso viajar tanto; há muito trabalho acontecendo no país”, explicou a mandatária mexicana, ao explicar o motivo da sua decisão.

Vale lembrar que o México não é um membro do BRICS, mas o país foi convidado pelo Brasil a participar da cúpula deste ano – convite que também foi feito a países como Chile, Colômbia e Uruguai.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Sheinbaum afirmou, entretanto, que seu país estará representado no evento pelo chanceler Ramón de la Fuente. “O México irá participar como observador”, acrescentou a presidenta.

Claudia Sheinbaum anunciou que chanceler mexicano representará o país na Cúpula do BRICS, no Rio de Janeiro
Presidência do México

Outras ausências

Antes da negativa de Sheinbaum, o Brasil já havia recebido dois cancelamentos para a cúpula: de Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Xi Jinping, presidente da China.

A cúpula realizada no Rio de Janeiro será encabeçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deverá contar com a ex-presidente Dilma Rousseff como uma das convidadas de maior destaque, na qualidade de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento – instituição que também é conhecida como “Banco do BRICS”, e que e liderada por ela desde abril de 2023.

Vale lembrar que o BRICS é uma aliança formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, cujas iniciais dos seus nomes em inglês formam a sigla. Em 2024, foram incorporados seis novos membros: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Indonésia e Irã.

Também em 2024, 12 outras incorporações foram aceitas no grupo, a partir da criação do status de “países parceiros”: Argélia, Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Turquia, Uganda Uzbequistão e Vietnã.

Com informações do La Jornada.