Sábado, 14 de junho de 2025
APOIE
Menu

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta quinta-feira (31/10) que participará da cúpula de líderes do G20 no Rio de Janeiro, em 18 e 19 de novembro.

Trata-se da primeira viagem internacional a ser realizada pela mandatária de esquerda desde que assumiu a Presidência, no início de outubro. A cerimônia de posse contou com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva.

“Já decidimos que vamos ao G20, que será nos dias 18 e 19 de novembro”, afirmou Sheinbaum durante uma coletiva de imprensa matinal, sem fornecer mais detalhes sobre sua agenda no evento.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O encontro dos chefes de Estado no Rio será importante para que a autoridade mexicana fortaleça a posição de sua nação em questões globais, entre elas a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico.

X/Claudia Sheinbaum
Com presença confirmada para a cúpula do G20, no Rio de Janeiro, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, realiza sua primeira viagem internacional como chefe de Estado

De acordo com a agência EFE, a decisão tomada por Sheinbaum ao confirmar sua viagem “marca diferenças com seu antecessor”, o ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, que possuía um histórico de se ausentar de conferências realizadas no exterior. Sua primeira viagem internacional foi aos Estados Unidos, em 2020, quando já estava no cargo há mais de um ano.

A presença de Sheinbaum no evento do G20 será breve, já que deverá retornar ao México para participar das comemorações do início da Revolução Mexicana, previstas para 20 de novembro.

(*) Com Ansa