O frio e a neve não têm sido suficientes para garantir a tranquilidade dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno, que neste ano serão realizados em Vancouver, oeste do Canadá. A menos de três semanas do início do evento (12 a 28 de fevereiro), o clima excessivamente chuvoso e ameno para os padrões do inverno canadense ameaça as condições das pistas de esqui e snowboard.
Preocupada, a Comissão Organizadora dos Jogos Olímpicos de Vancouver (Vanoc, na sigla em inglês) decidiu fechar para o público a estação da Cypress Mountain, um dos locais que sediará as competições, para preservar a integridade das pistas e implantar planos de emergência de estocagem de neve.
“Se este clima continuar, não será suficiente para manter a neve natural já obtida. A situação pode se tornar crítica”, alerta David Jones, do Serviço Meteorológico do Canadá. Nesta semana, os termômetros registraram máximas de 10 °C e mínimas de -1 °C na região da Cypress, a oeste de Vancouver.
Previsões
A reportagem do Opera Mundi ouviu três profissionais de instituições de meteorologia canadenses. Todos concordam que o mês de janeiro tem apresentado temperatura média de 3 a 5 graus acima do normal, acompanhada de chuvas significativas na província de British Columbia, da qual Vancouver é a capital.
Brett Anderson, meteorologista sênior da AccuWeather, afirma não acreditar em grandes mudanças no clima para a época dos Jogos. A boa notícia, diz ele, é que a área teve recorde em precipitação de neve no final novembro e começo de dezembro de 2009.
“Isto permitiu uma boa reserva de neve no alto das montanhas que ainda pode ser conservada”, complementa Chris Scott, gerente de previsões do The Weather Network.
Máquinas a postos
O porta-voz da estação de Cypress Mountain, Kent Rideout, informa que a neve que se acumulou nos picos da montanha (acima de 4 mil metros) tem sido transferida para as pistas localizadas a 3 mil metros de altitude.
Nestas próximas semanas, a Vanoc vai mobilizar caminhões, tratores e, se necessário, helicópteros para remover a neve natural. Além disso, vai começar a produzir 22,7 milhões de litros de neve artificial para os locais de provas.
Segundo a assessoria de imprensa da comissão, a operação de emergência garantirá a construção das pistas com o montante mínimo de neve necessária.
Normalidade
Quanto aos outros locais para provas abertas, sediadas na região de Whistler (ao norte de Vancouver), tanto meteorologistas quanto a Vanoc dizem não haver grandes preocupações. “Em Whistler tivemos sorte de ter grandes quantidades de neve natural para fazer uma base firme, o que é perfeito para corridas”, diz Tim Gayda, vice-presidente de Esporte da Vanoc.
Se o clima em British Columbia tem chamado atenção, nas demais províncias canadenses as temperaturas permanecem normais neste inverno, de acordo com o meteorologista Brett Anderson.
Europa
Enquanto isso, as competições de inverno prosseguem normalmente na Europa, atingida no final de 2009 por uma das mais intensas ondas de frio dos últimos tempos. Abaixo, um esquiador participa da prova de saltos da Copa do Mundo do combinado nórdico, em Schonach (Alemanha).
Patrick Seeger/EFE
NULL
NULL
NULL