A Frente Ampla, coalizão que reúne diversos partidos e movimentos de esquerda, foi o setor que obteve o maior número de votos nas prévias presidenciais realizadas neste domingo (30/06) no Uruguai.
Segundo a apuração realizada pela Corte Eleitoral uruguaia, 42,4% dos eleitores do país resolveram participar da escolha entre os pré-candidatos presidenciais da Frente Ampla.
Na disputa interna da coalizão de esquerda, o vencedor foi Yamandú Orsi, governador da Província de Canelones (região que representa a Grande Montevidéu). Ele obteve 59,1% dos votos frenteamplistas, contra 37,6% de Carolina Cosse, que é prefeita de Montevidéu.
Horas depois do anúncio dos resultados, a direção da Frente Ampla anunciou que Orsi será o candidato à Presidência e Cosse será sua vice.
A segunda maior votação da jornada ficou com o Partido Nacional (outrora chamado Partido Blanco), que representa a direita conservadora e é encabeçada pelo atual presidente do país, Luis Lacalle Pou.
Além de conseguir 33,4% dos votos, a sigla governista escolheu Álvaro Delgado, atual secretário da Presidência, como seu candidato: ele obteve 74,4% das preferências dentro do partido.
Sua chapa também terá uma mulher como candidata a vice, mas não a economista Laura Raffo, que ficou com a segunda colocação na disputa interna das prévias, com 19,2%, e sim a ex-sindicalista Valeria Ripoll.
O social-democrata Partido Colorado, outra legenda tradicional da política uruguaia, ficou em terceiro lugar entre as coalizões, já que 10,5% dos eleitores participaram da disputa interna desse setor.
A sigla escolheu como candidato presidencial o advogado e influenciador digital Andrés Ojeda, que obteve 39,4% na disputa interna, contra 22,5% do acadêmico Robert Silva, que ficou em segundo.
O partido de extrema direita Cabildo Aberto, que surpreendeu em 2019 ao reunir 8,3% dos votos, desta vez ficou com apenas 1,8%.
As eleições presidenciais deste ano no Uruguai têm seu primeiro turno marcado para o dia 27 de outubro. Caso seja necessário um segundo turno, ele acontecerá em 24 de novembro.