A CNS (Coalizão Nacional Síria), organismo que tenta representar politicamente a oposição ao regime do presidente Bashar al-Assad, elegeu Ahmad Asid Yarba como novo presidente durante uma assembleia realizada neste sábado (06/07) em Istambul.
Em sua conta no Twitter, a CNS disse que Yarba recebeu 55 votos do conselho, que possui 114 membros. O candidato que foi derrotado por ele, Mustafa Sabbagh, recebeu 52 votos, caracterizando uma votação acirrada.
Em comunicado enviado à imprensa, Yarba afirmou que sua prioridade será a situação na cidade de Homs, submetida ao ataque das tropas leais a Assad. Além disso, pediu ao mundo uma reação contundente e passos imediatos para proteger os civis em Homs e a abertura de corredores humanitários de urgência para salvá-los.
Agência Efe
A CNS faz oposição ao presidente sírio, Bashar al-Assad. Conflito entre rebeldes e governo já dura mais de 2 anos
O novo presidente da CNS é apoiado pela Arábia Saudita e representa a facção do histórico dissidente sírio Michel Kilo, escritor independente e ativista de direitos humanos que no passado esteve aprisionado pelo regime de Assad.
NULL
NULL
Yarba substitui Moaz al Khatib, que renunciou em abril perante a falta de apoio internacional à oposição síria.
Farouk Tayfur, representante da Irmandade Muçulmana, ocupará uma das vice-presidências. Os outros dois vice-presidentes são Salem Muslit e Suhair al-Atassi. Badr Jamous foi eleito o novo secretário-geral da CNS.
No último mês de maio, uma reunião da assembleia fracassou em sua tentativa de pactuar um novo presidente devido às divergências entre as múltiplas correntes aglutinadas na coalizão.