A exigência de medidas efetivas do Vaticano para combater casos de pedofilia, cobradas pela ONU (Organização das Nações Unidas), foi o principal destaque nesta semana em Opera Mundi. Na ocasião, membros do Comitê dos Direitos da Criança da instituição acusaram “a Santa Sé de não estabelecer nenhum mecanismo para investigar os acusados de realizar abusos sexuais, nem tampouco para processá-los”.
Agência Efe
Histórico de abusos sexuais a crianças são 'vergonhosos' para a Igreja, lamenta Papa Francisco
Na conferência, representantes da alta hierarquia católica admitiram que houve registros de abusos em “todas as profissões, inclusive entre membros do clero”. O papa Francisco, por sua vez, durante missa matinal da última quinta (16/01), declarou que a Igreja Católica precisa assumir sua “vergonha” diante dos casos. Para ele, os responsáveis “não tinham uma relação com Deus. Tinham uma posição na Igreja, uma posição de poder, e também de comodidade, mas não a palavra de Deus.”
NULL
NULL
Em relação aos EUA, um dos principais temas da semana foram os documentos secretos publicados no domingo (12/01) pela agência de notícias japonesa Kyodo, que revelam que o exército norte-americano conduziu testes com armas biológicas na ilha japonesa de Okinawa durante a década de 1960. Segundo os materiais revelados, os EUA também empreenderam os mesmos experimentos em Taiwan.
Além disso, o presidente Barack Obama anunciou nesta sexta-feira (17/01) que só irá espionar líderes aliados caso encontre “um forte motivo de segurança nacional”. A medida representa um recuo do presidente norte-americano.
Outro destaque foi o despejo de famílias espanholas, que optaram por ocupar um edifício, abandonado desde 2009 em Madri. A ocupação aconteceu no dia 5 de janeiro e o grupo que lá habita surgiu de um movimento que lida com problemas de moradia em quatro bairros do centro da capital espanhola. A prefeitura da cidade estima que mais de 153 mil moradias estejam desocupadas.
Rafael Duque/Opera Mundi
Fachada do prédio número 33 da rua Corredera Baja de San Pablo, ocupado em Madri
A questão da violência na Venezuela também recebeu atenção nos últimos dias. O assassinato da ex-miss Mónica Spear, de 29 anos, e de seu ex-marido, Thomas Berry, de 39 anos, ampliou o debate acerca da temática ao redor do país. Com o aumento da criminalidade, civis mudam rotina e, desde o episódio, o presidente Nicolás Maduro participou de pelo menos três reuniões sobre políticas de segurança.
Outro assunto em pauta na semana foi a digitalização de mais de 1, 5 milhão de documentos da 1.ª Guerra Mundial. A iniciativa do Arquivo Nacional Britânico faz parte de uma homenagem europeia ao centenário do conflito e apresenta uma série de materiais – entre diários de soldados, papéis oficiais e narrativas de prisioneiros – recolhidos no Reino Unido. Datados de 1914 a 1919, o extenso catálogo será disponibilizado ao público ao longo dos próximos cinco anos. Para acessar os arquivos, basta entrar em www.nationalarchives.gov.uk.