Terça-feira, 15 de julho de 2025
APOIE
Menu

Com 86 votos a favor e 32 contra, a Câmara dos Deputados da Colômbia aprovou nesta sexta-feira (14/06) a reforma previdenciária que foi promovida pelo governo de Gustavo Petro. A medida agora deve passar pela sanção presidencial. 

Após a aprovação, o mandatário colombiano destacou que “esta é a principal conquista social do povo trabalhador da Colômbia em muito tempo”. Com a medida, “dois milhões de pessoas que deram a vida trabalhando receberão um bônus de pensão decente na velhice”.

Segundo o presidente, a lei também beneficiará mulheres que trabalharam em serviços de cuidados da casa e trabalhadores com salários baixos, que se atingirem idade e tempo de contribuição, terão direito a uma aposentadoria decente. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Gustavo Solmott/Pexels
Reforma da previdência foi aprovada com 86 votos a favor e 32 contra no Congresso colombiano

Petro classificou ainda que a aprovação da reforma configura uma “saída do neoliberalismo para a construção do Estado Social de Direito e Paz”.

Por sua vez, o Ministério da Fazenda e Crédito Público da Colômbia reconheceu a aprovação da medida a fim de garantir uma “velhice digna e equitativa para a Colômbia”. 

(*) Com TeleSUR