Sábado, 8 de novembro de 2025
APOIE
Menu

A chanceler colombiana, María Ángela Holguín, confirmou nesta sexta-feira (22/10) que na próxima segunda-feira (25/10) será aberto em Bogotá o chamado “Diálogo de Alto Nível de Colômbia e Estados Unidos”.

Devem participar do evento o subsecretário de Estado norte-americano, James Steinberg, considerado o número dois da diplomacia dos Estados Unidos; e o secretário-adjunto de Estado para a América Latina, Arturo Valenzuela, entre outros representantes de ambos os países.

Leia também:

Irã e Venezuela ampliarão aliança contra os EUA, garante Hugo Chávez

EUA prometem “vigiar de perto” acordos entre Venezuela e Rússia

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Segundo Holguín, o encontro ocorrerá “dentro da agenda direcionada a impulsionar o desenvolvimento de nosso país no caminho à prosperidade democrática e de ajudar no fortalecimento da relação com sócios estratégicos”.

O anúncio é feito no momento em que uma parlamentar colombiana revelou que o presidente Juan Manuel Santos não tem a intenção de levar adiante o acordo que autoriza a presença de tropas militares norte-americanas em bases da nação sul-americana.

De acordo com a vice-presidente do Senado, Alexandra Moreno, a intenção do líder do país, que assumiu em agosto passado, seria a de deixar o projeto “quieto”, sem apresentá-lo ao Congresso.

A postura pode ser interpretada como uma eventual intenção de Bogotá de se aproximar dos vizinhos, já que a iniciativa não é aceita por líderes de outros países sul-americanos, como o venezuelano Hugo Chávez e o boliviano Evo Morales.

Na época da apresentação do tratado, no ano passado, o então presidente colombiano, Álvaro Uribe (2002-2010), foi duramente criticado pelos latino-americanos, incluindo ainda o Brasil.

Siga o Opera Mundi no Twitter  

Colômbia e EUA realizarão na próxima semana 'diálogo de alto nível' em Bogotá

NULL

NULL

NULL