Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu

Como parte de sua agenda na China, o presidente colombiano Gustavo Petro se reuniu com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NDB), Dilma Rousseff, em Xangai, e apresentou formalmente o pedido de admissão da Colômbia à instituição financeira.

“Iniciamos nossa entrada no Novo Banco de Desenvolvimento, NDB, Xangai, República Popular da China. Estou me reunindo com Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil e sua atual diretora”, afirmou o presidente em sua conta pessoal na rede social X.

A adesão à entidade permitira à Colômbia acessar empréstimos com condições favoráveis ​​e fortalecer sua capacidade de resposta a desafios como as mudanças climáticas e as crises econômicas globais.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se
Em Xangai, Petro se reuniu com Dilma Rousseff, à frente da instituição financeira.
@AlejoToroAnt

Durante a reunião, o presidente Petro deixou uma mensagem escrita na pauta de negociações: “Marx disse que o capital financeiro serve para centralizar e coordenar a enorme quantidade de capital individual. O espaço financeiro se torna o espaço de planejamento do capital”.

Da mesma forma, “um banco multilateral global pode ser um grande espaço de planejamento para grandes poderes públicos. Se esses poderes forem reunidos em pé de igualdade, esta pode ser a grande alavanca financeira para a descarbonização econômica de uma nova economia em uma nova sociedade planetária”, acrescentou.

O anúncio ocorre após a rejeição dos Estados Unidos da adesão da Colômbia à Rota da Seda, proibindo o Banco Multilateral de conceder empréstimos a projetos colombianos que envolvam investidores chineses.

O deputado colombiano Alejandro Toro, que acompanha o presidente em sua agenda na China, afirmou: “uma grande notícia está chegando com essa reaproximação”.

Após o encontro com Dilma Rousseff, Gustavo Petro visitou o porto de Xangai e a fábrica da montadora Siac Motors.