As principais bolsas de valores da Ásia fecharam com valorização hoje (11), impulsionadas por fortes dados econômicos da Austrália e da China e na expectativa pela cúpula que pode culminar em um plano de resgate financeiro para a Grécia. Os líderes da União Europeia começarão hoje a planejar um resgate financeiro da Grécia.
O investidor do mercado asiático ignorou os problemas da zona do euro e os dados da economia norte-americana divulgados ontem, e ateve-se a números que indicaram uma alta no emprego na Austrália e a concessão de empréstimos em volume maior que o esperado na China em janeiro.
O índice MSCI, que reúne mercados da região Ásia-Pacífico exceto Japão. tinha alta de 1,77% a 388, com valorização no setor de metais e de energia.
O mercado em Sydney ganhou 0,91%, a 4.554 pontos depois que dados mostraram que o empregou aumentou mais que as previsões pelo quinto mês seguido em janeiro.
“Esses são ótimos números para a economia”, disse Brian Redican, economista do Macquarie, citado pela agência Reuters. “Esse é o tipo de crescimento em emprego que você vê no pico de um boom, não quando está em estágio iniciais de recuperação.”
Na China, onde os mercados têm sido pressionado por receios sobre um aperto fiscal por crédito excessivo, os dados mostraram que os bancos do país emprestaram 1,39 trilhão de iuans em janeiro, mais do que os 1,35 trilhão de iuans esperados por economistas.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subiu 1,5% no mês de janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado, desacelerando da alta de 1,9% registrada em dezembro, conforme dados divulgados pelo governo nesta quinta-feira.
A bolsa de Xangai subiu 0,10%, a 2.985 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong avançou 1,85%, para 20.290 pontos. Seul teve ganho de 1,76%, a 1.597 pontos. Taiwan teve valorização de 1,1% e Cingapura se valorizou em 0,7%. Janeiro foi o terceiro mês consecutivo de alta no CPI. A média das estimativas dos economistas consultados pela Dow Jones era de um aumento de 2%.
Hoje, os mercados financeiros do Japão permanecem fechados por ser o Dia da Fundação Nacional, feriado em todo o país.
Europa
O mercado financeiro iniciou o pregão com valorização na Europa. O Ibex-35 da Bolsa de Madri teve alta de 0,43%. Abriram positivamente também o FTSE-100 da Bolsa de Londres, com 0,81%; o DAX 30 de Frankfurt, com 0,40%; o CAC-40 de Paris, com 0,57%; e o FTSE MIB, com 2,03%.
Os ganhos são alavancados pelas ações do setor de mineração. Os investidores estão à espera do plano de ajuda fiscal à Grécia.
Uma das propostas que pode ser feita é que a União Europeia dê empréstimos a bancos estatais para a compra de bônus gregos, fortalecendo a posição do país e reagindo aos especuladores. Outra opção seria injetar recursos nos bancos altamente expostos à Grécia, também para estabilizar os mercados, segundo o primeiro-ministro da Espanha, Jose Luis Rodriguez Zapatero, citado pela agência Reuters.
NULL
NULL
NULL