O prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, foi reeleito na noite desta terça-feira (07/11) ao derrotar, por ampla vantagem, a candidata republicana Nicole Mallotakis. Usando uma mensagem anti-Trump, de Blasio ganhou a eleição com 66,5% dos votos, contra 27,8% da adversária.
De Blasio é considerado membro da ala progressista do Partido Democrata e se tornou o primeiro prefeito da agremiação reeleito em Nova York desde a década de 1980. As pesquisas já mostravam o favoritismo do atual ocupante do cargo.
Leia também: Sete fatos que você precisa saber sobre o novo prefeito de Nova York
Quem é o prefeito
O prefeito reeleito foi militante de esquerda nos anos 80. Um dos momentos mais marcantes de sua carreira aconteceu em 1988, quando o novo prefeito de Nova York visitou a Nicarágua para entregar ajuda de uma organização de esquerda dos EUA. Naquela época, De Blasio tinha 26 anos e o governo sandinista nicaraguense enfrentava uma guerrilha apoiada pela administração de Ronald Reagan (1981-1989).
NULL
NULL
Após voltar da visita ao país, o novo prefeito manteve seu respaldo aos sandinistas colaborando com um grupo chamado Rede de Solidariedade com a Nicarágua, embora depois tenha se desvinculado progressivamente. Segundo de Blasio, ele estava desencantado pela maneira como os sandinistas tratavam oposição e imprensa.
De Blasio é casado há 19 anos com a poeta Chirlane McCray, de 58 anos, conhecida pela atuação militante na organização radical de feministas e lésbicas negras Combahee River Collective, na década de 1970.
Contrariando a até então vigente legislação norte-americana que proibia viagens a Cuba, o casal de Blasio passou metade da lua de mel na ilha. Os filhos herdaram a miscigenação da cor branca de de Blasio e da cor negra de McCray.
Kevin Case/Flickr CC
Bill de Blasio foi releito prefeito de Nova York