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Um comercial (veja abaixo) divulgado no Reino Unido pela marca de cerveja Carlsberg, patrocinadora da UEFA, foi notícia na Argentina, a menos de um mês do início da Eurocopa deste ano. Na peça publicitária, o ex-craque Diego Maradona “aparece” de costas, com a camisa da seleção, esfregando o chão de um centro acadêmico feito para transformar torcedores ingleses em grandes fanáticos da seleção.
O vídeo conta com a participação do apresentador de televisão irlandês Desmond Michael Des Lynam, que guia o tour pela “Academia de Fãs”, e de ex-jogadores ingleses como Bobby Charlton, Peter Shilton, Stuart Pearce e Ian Wright, que treinam os futuros fanáticos.
Ao repercutir o vídeo, a imprensa argentina caracterizou a referência ao craque como uma evidência do ressentimento inglês em relação aos gols de Maradona – entre eles o conhecido como “A Mão de Deus” – que provocaram a eliminação da Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo no México, em 1986.
O comercial também foi visto como uma resposta à propaganda veiculada no início deste mês pelo governo de Cristina Kirchner, na qual o capitão da seleção argentina de hóquei, Fernando Zylberberg, aparece treinando nas Malvinas – controladas pela Inglaterra -, para os jogos Olímpicos de Londres.
Transmitido no aniversário de 30 anos do naufrágio de um navio argentino durante a guerra pelas ilhas, o vídeo foi feito sem autorização do governo malvinense, e termina com a provocação: “Para competir em solo inglês, treinamos em solo argentino”.
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