Quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Compartilhe:

O número de crianças que abandonaram a Síria em função dos conflitos armados chegou nesta sexta-feira (23/08) a um milhão. O valor representa metade do total de refugiados do conflito sírio. Mais dois milhões de jovens menores de idade continuam no país, a serem atacados ou recrutados como combatentes, alertaram em comunicado oficial a Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância  ) e o Alto Comissariado da ONU (Organização das Nações Unidas) para os Refugiados.

Leia também:
Rússia denuncia “onda de propaganda anti-Síria”, enquanto ONU fala em “intervenção”

E-mail

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.

Canal do WhatsApp O mundo em movimento direto no seu celular.
Siga
TV Opera Mundi Opinião, contexto e coragem jornalística.
Sintonize

Nações Unidas

Imagem de acampamento de refugiados: centenas de crianças fogem diariamente da guerra civil na Síria

“Esta milionésima criança refugiada não é apenas mais um número. Trata-se de uma criança com nome e com rosto, que foi arrancada da sua casa, talvez até de uma família, enfrentando horrores difíceis de imaginar”, declarou o diretor executivo da Unicef,  Anthony Lake.

Cobertura especial Veja os resultados do 1° turno das Eleições Acompanhe

Leia também:
Cruzada moral da extrema-direita russa mira álcool, judeus e imigrantes

Em comunicado conjunto, as duas agências das Nações Unidas indicaram que muitas crianças refugiadas estão no Líbano, na Turquia, no Iraque e no Egito – países vizinhos à Síria, que falam árabe e são também de maioria muçulmana.

Leia também:
Cidade dos EUA irá prender mendigos que não saírem do centro

De acordo com especialistas, as crianças apresentam sintomas de estresse, revolta física, medo e  trauma. As agências advertem que essas crianças correm riscos, como o trabalho infantil, o casamento precoce e a ameaça de exploração e tráfico sexual.

Leia também:
Milionário, Cartes diz que doará salário de presidente a fundação do Paraguai

“O que está em risco é nada menos do que a sobrevivência e o bem-estar de uma geração de inocentes”, disse o alto comissário do Acnur, António Guterres. “Os jovens da Síria perdem suas casas, membros da família e o futuro. Mesmo depois de atravessar uma fronteira em busca de segurança, continuam traumatizados, deprimidos e a precisar de uma razão para ter esperança.”

740 mil têm menos de 11 anos; algumas chegaram a atravessar a fronteira sozinhas

Mais lidas

NULL

NULL