Quarta-feira, 16 de julho de 2025
APOIE
Menu

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas aprovou esta quinta-feira (11/07) uma resolução através da qual se solicita um maior apoio da comunidade internacional para a implementação dos Acordos de Paz na Colômbia.

O documento afirma que o governo do país sul-americano está enfrentando dificuldades para a plena implementação dos dispositivos criados pelos Acordos de Paz em 2016, e que é preciso reforçar os trabalhos dos observadores e dos estados membros do Conselho de Direitos Humanos para garantir que o processo seja bem sucedido.

Entre os principais pontos da resolução está a recomendação feita à Procuradoria Geral da Colômbia para que sejam investigadas as denúncias apresentadas em 2023 pela Jurisdição Especial para a Paz (JEP), sobre os obstáculos na implementação dos acordos.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Campanha Free Palestine

Um dos obstáculos observados pela JEP diz respeito ao caso do guerrilheiro Jesús Santrich, ex-integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que foi preso em 2018, e morto pelo exército colombiano em 2021.

Santrich foi um dos negociadores dos Acordos de Paz, estando presente em várias das mesas de diálogo realizadas em Havana, capital de Cuba, entre 2014 e 2016. Sua prisão teria violado um dos artigos do Acordo de Paz, segundo a JEP.

Impunidade

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a impunidade àqueles que violam os mecanismos dos Acordos de Paz é o maior problema que o governo tem enfrentado no processo de implementação.

Christian Volkmann, diretor da Divisão de Operações de Campo e Cooperação Técnica da ONU na Colômbia, afirmou que “o trabalho realizado na investigação dos crimes mais graves cometidos durante o conflito armado foi muito bem feito, mas as primeiras sentenças da Justiça local para garantir os direitos das vítimas serão decisivas, para sabermos se o processo está caminhando corretamente”.

UN News
Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas pediu maior apoio da comunidade internacional à Colômbia

O representante do Alto Comissionado de Direitos Humanos disse que, durante todo o ano de 2023, foram verificados 105 casos de homicídios de líderes comunitários e pessoas ligadas a entidades de defesa dos direitos humanos na Colômbia.

Em seguida, Volkmann afirmou que esse número deverá ser superado em 2024, já que o primeiro semestre do ano já registrou 98 homicídios.

Atendado Francia Márquez

Além disso, a resolução da Comissão de Direitos Humanos da ONU acontece um dia após a vice-presidente da Colômbia, a ex-líder comunitária Francia Márquez, ter escapado de um atentado a tiros contra ela e sua equipe de assessores.

Segundo a imprensa colombiana, este foi o segundo sofrido pela vice-mandatária do país nos últimos 14 dias.