A cúpula entre a União Europeia e a União Africana não conseguiu entrar num consenso para publicar uma declaração comum sobre a mudança climática, um dos documentos mais esperados da 16ª conferência da ONU sobre mudança climática (CoP-16), em Cancún, no México.
Leia mais:
Países africanos se unem para enfrentar desafio de ampliar oferta de energia elétrica
Para Moçambique, visita de Dilma é indício de que a África seguirá como prioridade
África se firma como prioridade nas relações comerciais do Brasil
Fontes da UE disseram à agência de notícias espanhola Efe que a parte africana “não estava pronta” para aprovar o documento nesta terça-feira (30/11) em Trípoli. Antes da terceira cúpula UE-UA, os países africanos já tinham rejeitado a proposta apresentada pelos europeus, já que consideravam que se centrava sobretudo nos interesses da Europa. Antes da reunião, várias fontes africanas tinham reconhecido também que os países do continente não tinham tido tempo suficiente para discutir a fundo o documento.
A delegação da UE chegou a Trípoli e a Cancún sem ter cumprido totalmente o compromisso de financiamento de medidas contra a mudança climática a favor de países em desenvolvimento para este ano, devido à falta de verbas prometidas pela Itália.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL