A Coreia do Norte aceitou nesta quinta-feira (04/07) iniciar negociações com a Coreia do Sul sobre a reabertura do complexo industrial de Kaesong, fechado desde abril, após meses de tensões militares. O ministério sul-coreano da Unificação declarou que as negociações serão realizadas no sábado (06/07) na região fronteiriça de Panmunjon.
Pouco antes, a Coreia do Sul havia proposto ao vizinho negociar rapidamente a reabertura do complexo. Na quarta-feira, a Coreia do Norte restabeleceu a linha telefônica vermelha e anunciou que permitirá que empresários sul-coreanos visitem Kaesong, situado a 10 km da fronteira em território norte-coreano.
NULL
NULL
O ministério da Unificação havia enviado uma mensagem ao governo norte-coreano na qual propunha que três funcionários de cada parte se reunissem no povoado fronteiriço de Panmunjon no sábado, disse o porta-voz Kim Hyunh-Seok. “As duas partes vão poder negociar a questão de como verificar as instalações e o equipamento e a questão da reabertura do distrito industrial de Kaesong”, disse Kim.
Os últimos planos para manter negociações de alto nível no mês passado entre as duas partes fracassaram por um problema de protocolo. Já o ministro da Unificação, Ryoo Kihl-Jae, pediu prudência. “Nossa posição é trabalhar no problema através do diálogo, mas não vamos aceitar demandas pouco razoáveis da Coreia do Norte”, disse.
A atividade das 123 empresas sul-coreanas presentes em Kaesong foi interrompida depois que Pyongyang retirou seus 53 mil funcionários no dia 8 de abril. O polo industrial é o único testemunho das tentativas de reconciliação dos dois países da península. Seu fechamento foi a principal consequência dos meses de elevada tensão que seguiram o teste nuclear da Coreia do Norte de fevereiro, castigado por novas sanções das Nações Unidas.