Motivada pelo agravamento do surto de gripe suína – como vem sendo chamada a doença respiratória que já vitimou 22 pessoas no México – o governo de Cuba anunciou hoje (28) a suspensão dos voos entre a ilha e o país norte-americano por 48 horas, informou o Ministério da Saúde Pública em comunicado.
O órgão disse “estar pronto para aplicar progressivamente outras restrições que reduzam as possibilidades de introdução da doença em Cuba”. “A situação regional é grave, requer a máxima atenção de nossas autoridades e são imprevisíveis as consequências, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)”, ressalta o documento, assinado pelo ministro da Saúde, José Ramón Balaguer e lida no noticiário da televisão estatal.
A ordem ministerial estabelece, além disso, “aumentar a vigilância” epidemiológica em todo o país e especialmente em Havana, assim como aumentar “as medidas de controle sanitário internacional nas fronteiras”, em particular, em aeroportos, marinas e portos. Não há registro de casos da doença em Cuba.
Gripe suína pelo mundo
Subiu para 79 o número de pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína, segundo a OMS. Ao todo, foram registrados 40 casos nos Estados Unidos, 26 no México, seis no Canadá, dois na Espanha, dois no Reino Unido e três na Nova Zelândia.
No entanto, o número de infectados poderá chegar a 93, com a confirmação de mais 14 casos nos Estados Unidos, nos Estados de Nova York e Califórnia, após a divulgação do balanço da OMS. Até o momento, só foram registradas 22 mortes, todas no México, onde o surto começou. No país, o número de suspeitas de morte por gripe suína chega a 152, segundo o Ministério de Saúde nacional.
Porcos
O diretor-geral adjunto para segurança sanitária da OMS, Keiji Fukuda afirmou que a instituição não tem uma explicação científica de por que as infecções em outros países são relativamente leves enquanto no México ocorreram casos de pneumonias graves e mortes.
Ele também disse que a OMS não pretende, por enquanto, mudar o nome desta doença para atender pedidos de criadores de porcos, de entidades de defesa de animais nem por alegados motivos religiosos.”A crise começou com o nome de gripe suína, e o vírus que se identificou é um vírus de gripe suína”, enfatizou.
Segundo o diretor-geral da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), Bernard Vallat., a gripe se originou de uma mistura de diferentes vírus, de origem suína, aviária e humana. “Foi possível reconstituir a origem dessas diferentes famílias de vírus: a cepa aviária é de origem americana. Das duas cepas suínas, uma seria americana e a outra asiática, enquanto que a cepa humana é americana”, afirmou Vallat.
NULL
NULL
NULL