De luto, iranianos tomam ruas de Teerã em novo protesto da "Primavera Verde"
De luto, iranianos tomam ruas de Teerã em novo protesto da "Primavera Verde"
Uma multidão de apoiadores do candidato derrotado nas eleições iranianas, o reformista Mir Hussein Mousavi, caminhou hoje (18) pelas ruas da capital Teerã, em mais uma demonstração massiva contra as condições em que o presidente Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito, com dois terços dos votos. Os protestos estão sendo chamados de “Primavera Verde”, em referência à cor-símbolo do islamismo, usada pelos manifestantes.
Mas dessa vez eles se vestiram predominantemente de preto e empunharam velas, em sinal de luto pela morte de sete manifestantes na segunda-feira e pela prisão de centenas de pessoas em todo o país. Mousavi participou do protesto, que segundo a mídia local e testemunhos de iranianos na rede social Twitter, reuniu mais de dois milhões de pessoas. Outras fontes fora do país calculam centenas de milhares de participantes. Teerã tem 9 milhões de habitantes e o Irã todo, cerca de 67 milhões.
Também houve manifestações em outros países, como mostra a foto acima.
Leia mais:
Manifestação é sinal de enfraquecimento do aiatolá
A caminhada em Teerã foi organizada perto de mesquitas, locais sagrados onde os manifestantes se sentem mais seguros. Eles temem por falta de segurança desde que integrantes de milícias começaram a se infiltrar nas demonstrações e atentar contra participantes. Alguns deles seguravam cartazes com dizeres como “Por que vocês mataram nossos irmãos?” e “Morte ao ditador”.
O local de partida, a Praça do Imã Khomeini, é cheio de significados, pois é o mesmo lugar onde diversas manifestações foram realizadas contra o regime do xá Reza Pahlevi, há três décadas, pelos revolucionários islâmicos que hoje estão no poder.
Inflação, corrupção…
Pela segunda vez desde o início dos protestos, Mousavi se juntou à população nas ruas, de acordo com relatos e fotos postados no Twitter – os fotógrafos das agências de notícias e demais veículos de imprensa foram proibidos de registrar as manifestações. O líder oposicionista, usando megafone, falou aos presentes sobre os problemas econômicos do país e corrupção.
“Uma inflação de 25% significa ignorância, roubo, corrupção, naquilo que é a riqueza da nação”, disse Mousavi, de acordo com mensagem divulgada em seu perfil no Twitter. “O Irã deve participar de eleições justas, é uma questão de importância nacional”.
NULL
NULL
NULL
