A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, recebeu nesta terça-feira (17/06) o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, no Palácio do Planalto. À imprensa, ele afirmou confiar no restabelecimento das relações com o Brasil após as denúncias de que governantes de vários países foram alvo de espionagem dos Estados Unidos e disse que está “confiante” de que as relações com o Brasil serão retomadas.
Roberto Stuckert Filho/PR
Biden tem atuado como emissário de Obama para tentar reaproximar os dois países
“Tivemos uma ótima reunião”, disse Biden a jornalistas após encontro com Dilma no Palácio do Planalto nesta manhã. “Gostei muito dela (Dilma)”, acrescentou de forma descontraída. Perguntado se a presidente também tinha gostado dele, respondeu: “espero que sim”.
Biden garantiu também que as relações de seu país com o Brasil vão “muito bem”. Esta é a primeira visita do vice-presidente norte-americano ao Brasil após as denúncias de espionagem. Ontem, Biden acompanhou a vitória dos Estados Unidos sobre Gana em Natal (RN). Hoje está previsto também um encontro com seu homólogo Michel Temer.
NULL
NULL
O objetivo do encontro, segundo a Casa Branca, é “avançar na relação” bilateral, analisar a cooperação nas áreas de energia, economia e ciência e tecnologia, entre outras, e discutir a agenda política regional e global.
De acordo com a embaixada norte-americana, depois de passar pelo Brasil, Biden irá à Colômbia, República Dominicana e Guatemala para diálogos com os líderes desses países.
No domingo (15/06), a presidente se reuniu com a chanceler alemã, Angela Merkel, que também foi vítima de espionagem dos EUA. Juntas, elas avaliaram como bastante positiva a aprovação de uma resolução por iniciativa dos dois países na Assembleia-Geral da ONU por mais proteção à privacidade na era digital.