A presidente Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do Brics, Dilma Rousseff, recebeu neste domingo (29/09) a Medalha da Amizade da China, entregue pelo mandatário Xi Jinping, em uma cerimônia em Pequim, antes do 75º aniversário da fundação da República Popular da China.
O reconhecimento entregue à economista e ex-presidente brasileira (2011-2016) no Grande Palácio do Povo, na capital chinesa, é a maior honraria concedida pelo governo do país asiático para estrangeiros.
A medalha é entregue para pessoas que fizeram contribuições à modernização da China, promovendo o comércio e a cooperação entre Pequim e nações estrangeiras, bem como protegendo a paz mundial.
Confira vídeo de entrega da medalha
No evento, Xi descreveu a presidente do NBD como “representante excepcional” dos “muitos velhos e bons amigos que compartilham os mesmos interesses com o povo chinês”.
Em resposta, a ex-presidente declarou-se “profundamente honrada”, acrescentando que a homenagem “é prova dos fortes laços entre nossos povos e países. O povo da China e o povo do Brasil são amigos”.
“Reconheço no presidente Xi Jinping um verdadeiro campeão da cooperação internacional e um forte defensor do multilateralismo. Sua liderança tem sido fundamental na promoção da governança global, no enfrentamento dos desafios e no estímulo a uma ordem internacional mais justa e equitativa”, disse Rousseff, citada pela Folha de S. Paulo.
A líder do Banco do Brics, que tem sua sede em Xangai, foi homenageada ao mesmo tempo que Brasil e China comemoram o 50º aniversário de suas relações diplomáticas.
O herói de guerra veterano Huang Zongde também foi homenageado, e recebeu a Medalha da República. No total, quinze pessoas foram agraciadas com medalhas e títulos honorários nacionais.
(*) Com Ansa, Sputnik e Xinhua