O grupo Walt Disney anunciou a compra da maior parte das ações da 21st Century Fox por US$ 52,4 bilhões nesta quinta-feira (14/12), desmembrando assim o “império midiático” de Rupert Murdoch.
De acordo com a nota da empresa, a transação “inclui a 21st Century Fox's Films e os estúdios de televisão, canais de entretenimento a cabo e negócios internacionais de TV”.
“Propriedades populares de entretenimento, incluindo o “X-Men”, “Avatar”, “The Simpsons”, “FX Networks” e “National Geographic” vão se juntar ao portfólio Disney”, diz ainda o comunicado. O acordo inclui ainda 39% das ações da Fox sobre a Sky na Europa e a compra da Star, na Índia.
O atual CEO e presidente da The Walt Disney Company, Robert A. Iger, permanecerá no cargo até 2021.
NULL
NULL
Disney ABC Television/Divulgação
Disney comprou 21th Century Fox, de Rupert Murdoch
“Com base no compromisso da Disney de entregar a máxima qualidade em títulos de entretenimento, a aquisição desses ativos complementares permitirá criar uma conteúdo com mais apelo, construir relações mais diretas com os consumidores por todo o globo e entregar uma experiência de entretenimento mais convincente para os consumidores quando e onde eles escolherem”, diz em nota a entidade.
Sob o acordo, os acionistas da 21st Century Fox vão receber 0,2745 de ações da Disney para cada participação que tenham da Fox, em valor que ainda está sujeito a ajustes sobre determinados passivos tributários.
O acordo põe fim a mais de meio século de expansão de Robert Murdoch, um dos homens mais ricos do mundo, e que tem 86 anos atualmente. A compra precisa ainda receber a autorização das autoridades norte-americanas.