Edward Snowden solicitou formalmente asilo temporário à Rússia, anunciou nesta terça-feira (16/07) Anatoli Kucherena, advogado que o auxilia em relação à legislação russa. Além disso, Kucherena afirma que o ex-funcionário da CIA, acusado de revelar arquivos secretos de Washington, mantém a intenção de viajar para a América Latina.
Agência Efe
Snowden oficializou o pedido de asilo à Rússia
O norte-americano, que há semanas vive no aeroporto de Moscou, já enviou a solicitação ao Serviço Federal de Migração russo, relatou Kucherena depois de se reunir com Snowden no terminal de trânsito do aeroporto, segundo a agência oficial russa RIA Novosti.
Leia também:
Putin diz que EUA “aterrorizaram” países e “bloquearam” Snowden na Rússia
Kutcherena revelou que Snowden faz planos para viajar para América Latina – onde recebeu apoio de diversas chancelarias – assim que conseguir um meio legal para viajar. “Ele telefonou-me, dei várias consultas por telefone. Ele quer ir para América Latina. Ele interessou-se também pela nossa (russa) legislação, pelas normas sobre refugiados, decretos do governo sobre a concessão de refúgio político temporário”, declarou o Kutcherena à imprensa russa.
Leia também:
Edward Snowden é indicado para Nobel da Paz
“Snowden não teve problema em entregar o pedido, porque na zona de trânsito há um escritório do Serviço Federal de Imigração e não é necessário atravessar a fronteira. Tudo pode ser feito na zona neutra. Discuti com ele essa questão”, acrescentou.
Anatoli Kutcherena foi um dos advogados e representantes de ONG's (Organizações não-governamentais) russas que, na passada quinta-feira (12), se encontrou com Snowden na zona de trânsito do aeroporto Sheremetievo, onde o ex-consultor se encontra desde 23 de junho.
NULL
NULL