Sexta-feira, 18 de abril de 2025
APOIE
Menu

A pré-candidata do Partido Democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, afirmou nesta quinta-feira (02/06) que seria um “erro histórico” levar à Presidência dos Estados Unidos o empresário Donald Trump, cujas ideias são “perigosamente incoerentes”.

“As ideias de Donald Trump não são apenas diferentes, elas são perigosamente incoerentes”, afirmou diante de uma plateia de simpatizantes em San Diego, na Califórnia.

Agência Efe

Hillary Clinton discursa durante comício em Nova Jersey, um dos estados a realizar eleições primárias na próxima terça-feira

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“Elas nem são mesmo ideias de fato, apenas uma série de reclamações bizarras, disputas pessoais e mentiras completas”, complementou Hillary, para quem eleger Trump seria um “erro histórico”.

Em um discurso cáustico, que em certos momentos lembrou uma imitação humorística, Hillary centrou-se em aspectos da política externa proposta pelo rival. A democrata fez diversos comentários para criticar a personalidade de Trump que, segundo ela, poderia iniciar uma guerra nuclear apenas se alguém irritá-lo.

“[Donald Trump] é alguém que não deveria ter [acesso a] códigos nucleares”, disse a pré-candidata, “porque não é difícil imaginar Donald Trump nos levando a uma guerra só porque alguém o irritou”, disse à plateia, que riu e aplaudiu seus comentários.

Analistas projetam que esse deverá ser o tom empregado por Hillary a partir de agora contra o republicano), que se refere à ex-secretária de Estado como “Crooked Hillary” (Hillary desonesta, em tradução literal).

Hillary também previu, em seu discurso, que Trump iria atacá-la por meio de seu Twitter, o que de fato ocorreu.

 

Em discurso em San Diego, na Califórnia, pré-candidata do Partido Democrata afirmou que republicano tem ideias 'perigosamente incoerentes'

NULL

NULL

“Performance ruim da Crooked Hillary Clinton!”, disse o magnata em um tweet. “Lendo mal do teleprompter! Ela nem parece presidencial!”.

O republicano afirmou também que os norte-americanos “não iriam permitir outros quatro anos de incompetência”.

A Califórnia será um dos próximos estados a realizar eleições primárias na próxima terça-feira (07/06), onde estão em jogo 475 delegados. Além dos californianos, irão as urnas os eleitores de Nova Jersey, Montana, Dakota do Sul, Dakota do Norte e Novo México.

Até o momento Hillary possui 1.769 candidatos e precisa de 2.383 para obter a indicação pelo Partido Democrata. Seu principal rival, o senador por Vermont Bernie Sanders, tem 1.501.

Do lado republicano, Trump tornou- se o candidato virtual após as desistências de Ted Cruz e John Kasich no início de maio. Segundo a agência Associated Press, o empresário – que oficialmente possui 1.144 – já alcançou o número mínimo de delegados (1.237) para obter a indicação de seu partido.

Agência Efe

Segundo infomações da AP, Donald Trump já possui o número mínimo de delegados para obter indicação do Partido Republicano

De acordo com uma pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira nos Estados Unidos, Hillary tem 4% de vantagem sobre o virtual candidato republicano à Casa Branca.

A pouco mais de cinco meses das eleições presidenciais de 8 de novembro, Hillary obtém um apoio de 45% contra 41% do rival,  segundo os dados divulgados pela Universidade Quinnipiac (Connecticut) e elaborada de 24 a 30 de maio.