Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram na manhã da última quinta-feira (09/09), em seu primeiro contato telefônico desde o fim de janeiro.
Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, Xi expressou que a política norte-americana provocou “graves dificuldades nas relações bilaterais” e que “o mundo inteiro se beneficia” quando as duas potências “trabalham juntas”.
“Ambos os países e o mundo inteiro vão sofrer se China e Estados Unidos se enfrentarem”, acrescentou Xi, de acordo com o relato da Xinhua. Já a Casa Branca declarou que os dois presidentes reconheceram a responsabilidade de “ambas as nações para assegurar que a concorrência não se transforme em conflito”.
O governo norte-americano definiu a conversa como “uma ampla discussão estratégica” que faz parte dos esforços de Biden para “administrar de modo responsável a competição” entre EUA e China.
Essa também foi a primeira conversa entre os presidentes após a reconquista do Afeganistão pelo Talibã, mas os comunicados oficiais não mencionam o país asiático.
A China já ensaiou um reconhecimento ao governo do grupo fundamentalista islâmico, que voltou ao poder após a retirada das tropas dos EUA e da Otan.
Wikicommons
Líderes da China e EUA conversaram pela primeira vez após retorno do Talibã ao Afeganistão