Sexta-feira, 18 de julho de 2025
APOIE
Menu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o da França, Nicolas Sarkozy, reuniram-se nesta sexta-feira (12/11) por cerca de meia hora, em Seul, na Coreia do Sul. Lula e Sarkozy conversaram sobre a compra de 36 caças durante um intervalo das reuniões da Cúpula do G20 (que engloba as maiores economias do mundo). Em entrevista coletiva, Sarkozy disse estar confiante de que a empresa francesa vencerá a disputa para a venda dos aviões.

“A expectativa é vencer [a disputa pela venda das aeronaves]. Mas a decisão está nas mãos das autoridades brasileiras. Estou confiante”, afirmou o presidente francês.

Leia mais:

Mantega põe em dúvida eficácia do plano de estímulo dos EUA

G20 agora vai enfrentar Lula e Dilma, diz presidente sobre câmbio

Aproximação

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

comercial entre Brasil e África não é imperialista, diz cientista
africano

Amorim:

negociações comerciais podem promover democracia em países da África

No último dia 3, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a fabricante francesa Dassault comprometeu-se a transferir tecnologia para o Brasil. A ideia é comprar os 36 caças e há informações de que os franceses Rafalle devem ser os escolhidos.

O valor da compra das aeronaves é de cerca de US$ 4 bilhões. A concorrência para a venda dos caças envolve os Raffalle, da francesa Dassault, Gripen NG, da empresa sueca Saab, e o F-18 fabricado pela norte-americana Boeing.

Independentemente da compra dos caças, os governos do Brasil e da França assinaram um acordo de defesa estratégica incluindo a compra de helicópteros e submarinos convencionais e de energia nuclear.



Siga o Opera Mundi no Twitter 

Em conversa com Lula, Sarkozy diz que França tem expectativa de vender caças ao Brasil

NULL

NULL

NULL