Quinta-feira, 13 de novembro de 2025
APOIE
Menu

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Raúl Castro se reuniram hoje (24) em Cuba para concretizar acordos comerciais e visitar projetos de investimentos brasileiros no país caribenho.

O avião de Lula chegou na noite de ontem (23), poucos minutos depois de aterrissarem os aviões de Raúl Castro e Hugo Chávez, que também voltavam do encontro em Cancún no México, na 21ª Cúpula do Grupo do Rio e da segunda Cúpula da América Latina e do Caribe.

 

Hoje, Lula visitou o porto de Mariel, a 50 quilômetros de Havana, onde será desenvolvido o maior dos projetos financiados pelo Brasil, com custo de 300 milhões de dólares, sob responsabilidade da empreiteira Odebrecht e com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Ricardo Stuckert/Presidência da República

O projeto quer converter Mariel em um porto da capital, com águas mais profundas e acesso para barcos de calado maior. O porto de Havana não pode ser utilizado porque a estrutura do túnel que atravessa a baía da cidade impede que os canais de acesso sejam aprofundados. Em Mariel, também devem ser construídos um armazém para contêineres, uma autopista e uma ferrovia que ligue o porto a Havana.

Em sua quarta visita a Cuba em sete anos de mandato, Lula se encontrou à tarde com o ex-presidente Fidel Castro. Segundo assessores do Planalto citados pelo jornal O Estado de S. Paulo, a visita durou mais de uma hora, na residência de Fidel, e Lula achou que o comandante está “recuperado” e “excepcionalmente bem”.

Lula participou também da cerimônia de encerramento do grupo de trabalho Brasil-Cuba para Assuntos Econômicos e Comerciais. Ele e Raúl assinaram acordos bilaterais nas áreas de agricultura, saúde e tecnologia da informação que ainda não foram divulgados.


Comércio em alta

O intercâmbio comercial entre os dois países está crescendo e, em 2009, chegou a 330 milhões de dólares. O Brasil exportou, no período, 223 milhões de dólares.

Atualmente, trabalham no Brasil 43 colaboradores cubanos nas áreas da saúde, esporte, cultura, agricultura e educação. Além disso, mais de 600 jovens brasileiros se formaram em universidades da ilha – entre eles, 271 médicos.

Recentemente, Lula anunciou que utilizará o método cubano de alfabetização “Yo sí Puedo”, já utilizado em outras partes do continente, como Venezuela, Nicarágua e Bolívia.

Após a visita a Havana, Lula seguirá para o Haiti, de onde partirá para El Salvador.

Em Cuba, Lula encontra Fidel, Raúl e promove comércio com Brasil

NULL

NULL

NULL