Domingo, 25 de janeiro de 2026
APOIE
Menu

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou nesta sexta-feira (18/07) a fazer ameaças contra os países do BRICS, bloco de países emergentes que reúne, entre outros membros, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Durante um evento sobre criptomoedas, ao mencionar a busca dos Estados-membros do bloco em se desdolarizar, o republicano afirmou que o Brics poderia acabar “muito rapidamente” se continuar considerando uma moeda própria para suas transações.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

“Quando ouvi sobre esse grupo do Brics, seis países, basicamente, eu os ataquei com muita força. E se algum dia eles realmente se formarem de modo significativo, isso acabará muito rapidamente”, afirmou o mandatário, sem especificar quais ações tomaria.

Ameaças de Trump foram feitas em evento de criptomoedas nos EUA
Official White House Photo by Molly Riley

O mandatário de extrema direita também reforçou a ameaça de impor tarifas comerciais aos países que se alinharem ao BRICS.

Mais lidas

“O BRICS queria tentar tomar o lugar, a dominância e o padrão do dólar. Eu já disse: nós vamos aplicar uma tarifa de 10% a qualquer país que estiver [alinhado] ao Brics“, acrescentou.

Além das ameaças, Trump ironizou a reunião do Brics ocorrida no início do mês no Rio de Janeiro ao dizer que “quase ninguém apareceu”.

(*) Com Ansa