A Coreia do Norte apresentou um pedido junto à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) das Nações Unidas solicitando a abertura de rotas aéreas entre Pyongyang e Seul, capital da Coreia do Sul.
De acordo com comunicado divulgado pela entidade nesta sexta-feira (04/05), a intenção do governo norte-coreano é “instituir serviços de tráfego aéreo” entre os dois países. O pedido já foi enviado ao governo sul-coreano e, segundo a OACI, está sendo “analisado”.
Ainda segundo o comunicado, os diretores da entidade visitarão a Coreia do Norte na próxima semana para discutir a solicitação com o governo de Kim Jong-un. “Esse pedido será discutido futuramente entre outros assuntos de tráfego aéreo e segurança”, informou a OACI.
Atualmente, a companhia aérea estatal norte-coreana, Air Koryo, realiza voos para Rússia e China. Embora a OACI não tenha autonomia para negar ou permitir a abertura de rotas aéreas, possui influência entre os seus 192 estados membros.
Wikicommons
Atualmente, a companhia aérea estatal norte-coreana, Air Koryo, realiza voos para Rússia e China
NULL
NULL
A Coreia do Norte anunciou também nesta segunda-feira que ajustou seu fuso horário ao da Coreia do Sul. A decisão havia sido divulgada na última segunda-feira (04/05), após a cúpula entre os presidentes dos dois países que ocorreu na semana passada.
As medidas representam novos gestos de aproximação entre os países, que em abril deste ano protagonizaram um encontro histórico, onde, pela primeira vez, um líder norte-coreano entrou em território do Sul.
*Com ANSA