O governista Partido Socialista teve forte queda nas pesquisas de avaliação do apoio popular desde que apresentou um orçamento austero para 2011, o que garantiu ao oposicionista Partido Social-Democrata (PSD) uma dianteira folgada, segundo uma sondagem divulgada nesta quinta-feira (28/10).
A pesquisa, publicada no jornal Diário Económico, especializado em negócios e economia, mostra os socialistas com 25,1 por cento de apoio, ou seja, uma perda de 10,6% em relação a levantamento anterior, enquanto o PSD subiu 4 pontos porcentuais, passando a 42%.
Leia mais:
A ameaça da ditamole em Portugal
Cidade em Portugal constrói muro para isolar comunidade de ciganos
Europa vive novo dia de protestos contra medidas de austeridade
Azeredo: emergentes tornam Conselho de Segurança da ONU mais representativo
A sondagem foi realizada pelo instituto Marktest antes de o PS e o PSD terem rompido na quarta-feira (27/10) as negociações sobre o orçamento de 2011, deixando o país mergulhado na incerteza sobre os esforços para reduzir o déficit orçamentário. Esse resultado poderia permitir ao PSD pressionar pela antecipação das eleições.
Os socialistas não têm maioria no Parlamento e precisam do apoio do PSD para aprovar o orçamento, que será apresentado para primeira votação em 3 de novembro.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL