O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, foi recebido hoje (30) em Honduras pelo presidente Porfírio Lobo, durante uma visita oficial para manifestar seu apoio às novas autoridades de Tegucigalpa. Segundo Uribe, a Colômbia deseja firmar um acordo bilateral a nível militar e de segurança com os hondurenhos.
“Expresso nossa admiração com o grande povo de Honduras, que deu ao mundo um exemplo de dignidade na firmeza e na autonomia”, disse Uribe ao final de uma reunião com Lobo, de acordo com o El Tiempo. Ele pediu à comunidade internacional que aceite o governo do novo presidente, eleito após votação realizada em meio ao regime de Roberto Micheletti.
Gustavo Amador/EFE
Uribe foi um dos poucos chefes de estado que não condenou o golpe de Estado em Honduras
Militares do alto escalão fizeram um tributo ao mandatário colombiano e a sua comitiva de ministros. “Uribe veio felicitar o presidente Lobo e reafirmar o apoio da Colômbia aos esforços que está fazendo para alcançar a reconciliação nacional”, informou à AFP a embaixadora de Bogotá em Tegucigalpa, Sonia Pereyra.
Honduras foi excluída da comunidade internacional após o golpe que retirou o presidente Manuel Zelaya do poder, mas Uribe foi um dos poucos presidentes que deu apoio ao país durante a administração do regime de Micheletti.
Acordo
A visita de Uribe também tem o propósito de “negociar um plano de ação de segurança, concretamente, para combater a delinquência organizada”, particularmente o narcotráfico, observou Pereyra.
“Vamos empreender uma luta contra o crime organizado e vamos abordar temas como terrorismo e narcotráfico. Estamos agradecidos por este apoio”, disse o ministro de Defesa, Oscar Alvarez. De acordo com informação da rádio RCN, o acordo deve ser delineado a partir de 15 de fevereiro.
Honduras é um dos países mais violentos da América Central, perdendo somente para El Salvador, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas).
Após a chegada, Uribe e Lobo dirigiram-se para a residência oficial, para uma reunião privada. Uribe deve regressar à Colômbia ainda hoje.
NULL
NULL
NULL