A embaixada da Nicarágua em Moscou, na Rússia, informou nesta segunda-feira (08/07) ter recebido o pedido de asilo político do ex-técnico da CIA (central de inteligência norte-americana) Edward Snowden. As informações são da agência oficial russa “RIA Novosti“.
O presidente nicaraguense, Daniel Ortega, já havia oferecido refúgio a Snowden, caso “as circunstâncias permitissem”, sem especificar de quais condicionais estaria tratando.
“Sim, recebemos”, confirmou um porta-voz da embaixada da Nicarágua, que assim como a Venezuela e a Bolívia, mostrou-se disposta a receber o fugitivo requisitado pela Justiça norte-americana. A informação havia sido divulgada um dia antes pelos veículos de imprensa do país, que repreoduziram o teor da mensagem, mas só hoje foi confirmada pelo governo.
Segundo a imprensa, a carta de Snowden dizia: “Eu, Edward Snowden, lhes escrevo para solicitar asilo devido ao risco de ser perseguido pelos EUA e seus agentes por causa da minha decisão de tornar públicas as graves violações da Constituição e de alguns tratados das Nações Unidas praticadas pelo governo do meu país,”, afirma a carta, publicada em diversos veículos da Nicarágua. Ele diz que pedem sua prisão ou mesmo sua morte por “exercer sua liberdade de expressão” e revelar que os Estados Unidos interceptam comunicações de todo o mundo”.
NULL
NULL