Empresa de Piñera decide vender ações de companhia aérea LAN
Empresa de Piñera decide vender ações de companhia aérea LAN
A cinco semanas da posse de Sebastián Piñera como presidente do Chile, a sociedade de investimentos Axxion, por meio da qual o empresário bilionário controla 19,03% da companhia aérea LAN, anunciou ontem (5) a venda destas ações. A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária de acionistas.
A venda das ações, que representam mais de 50% do capital social da empresa, será realizada “em uma ou várias operações”, acrescentou a Axxion em um comunicado enviado à Superintendência de Valores e Seguros (SVS).
Na reunião de acionistas, foi deixada ao diretório a possibilidade de fixar um preço de venda das ações da LAN para iniciar o mecanismo de venda, que contempla o pacto de acionistas vigente com a família Cueto, que tem uma opção preferente para comprar as ações.
A família tem 24% da LAN por meio da sociedade Costa Verde e terá 20 dias para decidir se compra ou não as ações da Axxion. O prazo se iniciará a partir da data em que se notifique formalmente a sociedade sobre a oferta de venda.
Piñera possui, além disso, outros 7,3% da LAN por meio da empresa de investimentos Santa Cecília, os quais também entrarão na eventual operação.
Segundo o economista Luis Eduardo Escobar, é muito difícil que Piñera se desprenda da totalidade de sua participação na companhia aérea antes de 11 de março, data em que deve assumir a Presidência do Chile. “Não é impossível, mas é muito pouco provável que isso aconteça, sobretudo se a família Cueto não tiver os recursos para comprar de forma direta”, declarou Escobar à rádio Cooperativa.
Críticas
O fato de Piñera não ter vendido suas ações antes da eleição foi questionado por políticos e analistas. Além de recusar a cessão de seus 26% de ações na companhia aérea Lan, o conservador tinha também anunciado que ia conservar a propriedade do canal Chilevision, assim como os 13% do Colo Colo, o time de futebol mais popular do país.
O anuncio da vitória do bilionário provocou uma forte alta da Bolsa de Santiago. Na segunda-feira após a eleição, o índice Ipsa fechou na máxima histórica de 3.807,17 pontos. Uma das maiores altas registradas foi a da Axxion, cujas ações dispararam 8,5%. Na quarta-feira seguinte, os títulos da sociedade matriz que controla os ativos do presidente eleito do Chile fecharam em alta de 52,73%, em meio a especulações sobre as vendas de um pacote de ações da companhia aérea LAN.
Os economistas calculam que Piñera pode ter ganhado nesse dias mais de 12 milhões de dólares. O lucro cobraria largamente todos os gastos da campanha eleitoral do conservador, que ele financiou em grande parte pessoalmente.
NULL
NULL
NULL