Sexta-feira, 18 de julho de 2025
APOIE
Menu

A cinco semanas da posse de Sebastián Piñera como presidente do Chile, a sociedade de investimentos Axxion, por meio da qual o empresário bilionário controla 19,03% da companhia aérea LAN, anunciou ontem (5) a venda destas ações. A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária de acionistas.

A venda das ações, que representam mais de 50% do capital social da empresa, será realizada “em uma ou várias operações”, acrescentou a Axxion em um comunicado enviado à Superintendência de Valores e Seguros (SVS).

Na reunião de acionistas, foi deixada ao diretório a possibilidade de fixar um preço de venda das ações da LAN  para iniciar o mecanismo de venda, que contempla o pacto de acionistas vigente com a família Cueto, que tem uma opção preferente para comprar as ações.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A família tem 24% da LAN por meio da sociedade Costa Verde e terá 20 dias para decidir se compra ou não as ações da Axxion. O prazo se iniciará a partir da data em que se notifique formalmente a sociedade sobre a oferta de venda.

Piñera possui, além disso, outros 7,3% da LAN por meio da empresa de investimentos Santa Cecília, os quais também entrarão na eventual operação.

Segundo o economista Luis Eduardo Escobar, é muito difícil que Piñera se desprenda da totalidade de sua participação na companhia aérea antes de 11 de março, data em que deve assumir a Presidência do Chile. “Não é impossível, mas é muito pouco provável que isso aconteça, sobretudo se a família Cueto não tiver os recursos para comprar de forma direta”, declarou Escobar à rádio Cooperativa.

Críticas

O fato de Piñera não ter vendido suas ações antes da eleição foi questionado por políticos e analistas. Além de recusar a cessão de seus 26% de ações na companhia aérea Lan, o conservador tinha também anunciado que ia conservar a propriedade do canal Chilevision, assim como os 13% do Colo Colo, o time de futebol mais popular do país.

O anuncio da vitória do bilionário provocou uma forte alta da Bolsa de Santiago. Na segunda-feira após a eleição, o índice Ipsa fechou na máxima histórica de 3.807,17 pontos. Uma das maiores altas registradas foi a da Axxion, cujas ações dispararam 8,5%. Na quarta-feira seguinte, os títulos da sociedade matriz que controla os ativos do presidente eleito do Chile fecharam em alta de 52,73%, em meio a especulações sobre as vendas de um pacote de ações da companhia aérea LAN.

Os economistas calculam que Piñera pode ter ganhado nesse dias mais de 12 milhões de dólares. O lucro cobraria largamente todos os gastos da campanha eleitoral do conservador, que ele financiou em grande parte pessoalmente.

Empresa de Piñera decide vender ações de companhia aérea LAN

NULL

NULL

NULL