O governo da China impôs nesta segunda-feira (01/07) aos chineses a obrigação de prestar mais atenção em seus pais idosos, que deverão ser visitados frequentemente. A nova “Lei de Proteção aos Idosos Chineses”, no entanto, não especifica a periodicidade das visitas em nenhum dos 86 artigos, assim como também não menciona punições em caso de descumprimento.
De acordo com a nova legislação, as empresas deverão dar férias aos trabalhadores para que possam visitar seus pais. “Os filhos e os responsáveis dos idosos não podem abandonar sua responsabilidade de sustentá-los”, diz a nova legislação.
NULL
NULL
Segundo os dados que aparecem na nova legislação, em 1999, 10% da população chinesa era idosa, porcentagem que subiu para 13,26% em 2010. O texto afirma que dentro de cinco anos, essa parcela atingirá 16% e calcula-se que haverá mais de 20 milhões de octogenários. Atualmente, estima-se que existam 200 milhões as pessoas na China acima dos 60 anos.
A nova medida gerou controvérsia nas redes sociais, onde enquanto alguns criticavam a criação da lei e outros consideraram que a iniciativa evidencia uma perda de moralidade da população chinesa.