Escritor chileno alerta mineiros sobre exploração midiática do caso
Escritor chileno alerta mineiros sobre exploração midiática do caso
O escritor chileno Hernán Rivera Letelier, que já trabalhou na extração de salitre do norte do Chile, alertou os 33 homens resgatados com vida na mina San José sobre “o inferno do espetáculo e o alienante inferno dos sets de televisão”.
“É certo que sobreviveram a essa longa temporada no inferno, mas no final das contas era um inferno conhecido. O que vai acontecer com eles agora, companheiros, é um inferno completamente inexplorado”, advertiu.
Em uma coluna no jornal mexicano El Mercurio, o autor de “Santa María de las flores negras” e “La reina Isabel cantaba rancheras” recomendou que os 33 homens “se aferrem” a suas famílias como “se aferraram à cápsula que os tirou do buraco”.
Leia mais:
Chile: o verdadeiro milagre dos milagres
Mineiros chilenos são vítimas da flexibilização trabalhista
Termina resgate de mineiros soterrados no Chile após menos de 24 horas
“Não as soltem, não as percam de vista, não as estraguem”, aconselhou o autor. “É a única maneira de sobreviver a essa tempestade midiática que virá para cima de vocês. Quem diz é um mineiro que sabe alguma coisa” sobre isso, completou Rivera Letelier.
Desde que foram encontrados com vida 17 dias depois que um desmoronamento bloqueou a saída da mina onde se encontravam, os 33 homens se transformaram em celebridades mundiais, já que a descoberta foi considerada um “milagre”.
A partir de então, imagens e vídeos do refúgio onde os trabalhadores haviam se abrigado percorreram o mundo. Calcula-se que um bilhão de pessoas tenham acompanhado a difusão feita pela TV estatal chilena das operações de resgate, iniciadas na noite de terça-feira e terminadas um dia depois.
Familiares dos mineiros anunciaram que eles já receberam diversas propostas de emissoras e jornais que pagariam milhares de dólares por seus testemunhos. Além disso, editoras manifestaram interesse em adquirir os direitos autorais do diário que o chileno Víctor Segovia manteve durante o confinamento, e já foi anunciado que um filme será feito sobre o episódio.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL
