A pouco mais de 24 horas do começo oficial do pleito que vai decidir quem serão os candidatos presidenciais dos partidos Republicano e Democrata nas eleições que serão realizadas nos Estados Unidos em novembro, os principais pré-candidatos se esforçaram nesse fim de semana para se aproximar de eleitores no Estado de Iowa, onde acontece a primeira etapa da disputa.
No lado democrata, Hillary Clinton aumentou ligeiramente sua frágil vantagem sobre Bernie Sanders, tendo fechado o sábado (30/01) com 45% das intenções de voto dos eleitores de seu partido em Iowa, segundo pesquisa realizada em conjunto pelos sites Des Moines Register e Bloomberg. Sanders segue acompanhando de perto a ex-secretária de Estado com 42% da preferência dos eleitores democratas.
Agência Efe
O pré-candidato democrata Bernie Sanders durante comício na Universidade de Iowa, que reuniu mais de cinco mil pessoas
No lado republicano, Donald Trump segue em primeiro lugar nas intenções de voto e deve ter a preferência dos eleitores de seu partido em Iowa. O empresário tem cinco pontos percentuais de vantagem sobre Ted Cruz, senador pelo Texas e seu principal rival na disputa, segundo a mesma pesquisa. Trump tem 28%, Cruz tem 23% e Marco Rubio, senador júnior pela Flórida, vem em terceiro lugar na disputa republicana, com 15%.
Segundo a imprensa internacional, foi Sanders, senador pelo Estado de Vermont, quem mais empolgou os eleitores na noite de sábado, quando os principais pré-candidatos realizaram eventos de campanha. Desafiando Hillary Clinton pela esquerda, Sanders demonstrou mais uma vez ser o preferido dos jovens democratas norte-americanos ao reunir mais de cinco mil pessoas na Universidade de Iowa em Iowa City. No palco com o pré-candidato estavam as bandas de rock indie Vampire Weekend e Foster The People.
O senador e sua esposa, Jane Sanders, se juntaram aos músicos no fim do evento e cantaram uma versão de “This Land is Your Land”, canção de Woody Guthrie, um dos ídolos musicais da esquerda norte-americana.
Já Hillary Clinton reuniu a família e cerca de 1.000 pessoas em um comício realizado em uma escola na cidade de Cedar Rapids. Ao lado do marido e ex-presidente dos EUA Bill Clinton e da filha Chelsea Clinton, Hillary tentou convencer a plateia de que, apesar do encanto de Sanders, é ela a candidata com a experiência e a competência necessárias para chefiar os Estados Unidos.
“Sou uma progressista que de fato gosta de progredir. É nisso em que acredito”, afirmou. “O que precisamos é de um plano e de um compromisso.”
NULL
NULL
Agência Efe
A pré-candidata democrata Hillary Clinton durante evento de campanha neste sábado em Cider Rapids, Iowa
Donald Trump tem tentado se vender como um conservador nos costumes e buscou cativar os eleitores evangélicos no sábado à noite ao realizar um comício na cidade de Davenport nos moldes de um programa de entrevistas com o líder evangélico norte-americano Jerry Falwell Jr.
Mantendo o tom que agrada grande parte dos eleitores cristãos conservadores, Trump afirmou neste domingo (31/01) em entrevista para a Fox News que, se for eleito, buscará reverter a decisão da Suprema Corte dos EUA que estabeleceu a constitucionalidade do casamento entre pessoas homossexuais. “Se eu for eleito, vou insistir em colocar alguns juízes na tribuna que possam talvez mudar as coisas”, disse o pré-candidato.
Ted Cruz, a cinco pontos de Trump nas pesquisas, também buscou reforçar sua reputação de conservador durante comício em Sioux City com a presença do radialista Glenn Beck, ídolo da direita nos EUA. Cruz voltou a atacar Trump por não participar do debate republicano realizado na quinta-feira e se descreveu como herdeiro do ex-presidente dos EUA Ronald Reagan e como o único conservador real na disputa.
Em entrevista à NBC News neste domingo, Cruz disse que Trump iria expandir a política de saúde de Barack Obama e que compartilhava as políticas de Hillary Clinton. “Eles [os eleitores] estão em busca de um conservador consistente. Alguém em quem eles possam confiar para ser um conservador fiscal, social e na segurança nacional”, afirmou.
Agência Efe
O pré-candidato republicano à presidência dos EUA Ted Cruz durante evento de campanha no sábado
Caucus em Iowa
Considerado um termômetro eleitoral das eleições presidenciais nos EUA, Iowa é o Estado onde acontece a primeira etapa do pleito, nesta segunda-feira (01/02) a partir das 19h (hora local). Lá, são eleitos seis delegados, por meio de caucus (assembleias populares), diferentemente do resto dos EUA, onde acontecem eleições por urna e o voto é direto.
São estes seis delegados que representam o voto de todo o Estado nas eleições gerais, que ocorrerão em novembro. Assim, em pleitos mais apertados, os seis votos de Iowa podem ser decisivos.
Além disso, o resultado da votação em Iowa muitas vezes impulsiona o candidato mais votado e dá uma indicação de qual será o resultado geral.
Por isso, os candidatos passam muito tempo no Estado e chegam a realizar eventos mais íntimos, onde os eleitores de Iowa podem conhecer de fato os presidenciáveis.