Terça-feira, 15 de julho de 2025
APOIE
Menu

Centenas de noruegueses foram vigiados de forma ilegal na última década por ordem da Embaixada dos Estados Unidos em Oslo sem o conhecimento das autoridades do país, informou o canal norueguês TV2.

O grupo de espionagem, que faz parte das unidades de inteligência que os EUA mantêm em vários países, conta com cerca de 20 pessoas, entre elas vários ex-membros da polícia norueguesa.

O Ministério de Relações Exteriores norueguês informou nesta quinta-feira (04/11) que se reuniu com a direção da embaixada norte-americana para pedir informações sobre o programa e o tipo de atividades que realiza.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Leia mais:

O alerta verde: a criação do novo inimigo muçulmano 

Irã informa que prendeu suspeitos de espionagem nuclear no país

EUA não estão nem nunca estarão em guerra com o Islã, diz Obama

Guantánamo já consumiu US$ 500 milhões desde atentados do 11/9, diz jornal

Relatório diz que FBI cometeu excessos ao investigar grupos de esquerda após 11/9

Dirigida pelo ex-chefe antiterrorista dos serviços de inteligência noruegueses, a equipe de vigilância elaborou registros fotográficos de potenciais suspeitos de planejar ataques à embaixada e à residência do embaixador americano em Oslo, segundo o TV2.

O ministro da Justiça norueguês, Knut Storberget, assegurou que as autoridades do país desconheciam a iniciativa e exigiu do serviço de inteligência um relatório sobre o caso. A embaixada norte-americana se recusou comentar as informações sobre a espionagem ilegal de cidadãos noruegueses.

EUA espionaram centenas de noruegueses sem autorização do governo, diz canal de TV

NULL

NULL

NULL