EUA espionaram centenas de noruegueses sem autorização do governo, diz canal de TV
EUA espionaram centenas de noruegueses sem autorização do governo, diz canal de TV
Centenas de noruegueses foram vigiados de forma ilegal na última década por ordem da Embaixada dos Estados Unidos em Oslo sem o conhecimento das autoridades do país, informou o canal norueguês TV2.
O grupo de espionagem, que faz parte das unidades de inteligência que os EUA mantêm em vários países, conta com cerca de 20 pessoas, entre elas vários ex-membros da polícia norueguesa.
O Ministério de Relações Exteriores norueguês informou nesta quinta-feira (04/11) que se reuniu com a direção da embaixada norte-americana para pedir informações sobre o programa e o tipo de atividades que realiza.
Leia mais:
O alerta verde: a criação do novo inimigo muçulmano
Irã informa que prendeu suspeitos de espionagem nuclear no país
EUA não estão nem nunca estarão em guerra com o Islã, diz Obama
Guantánamo já consumiu US$ 500 milhões desde atentados do 11/9, diz jornal
Relatório diz que FBI cometeu excessos ao investigar grupos de esquerda após 11/9
Dirigida pelo ex-chefe antiterrorista dos serviços de inteligência noruegueses, a equipe de vigilância elaborou registros fotográficos de potenciais suspeitos de planejar ataques à embaixada e à residência do embaixador americano em Oslo, segundo o TV2.
O ministro da Justiça norueguês, Knut Storberget, assegurou que as autoridades do país desconheciam a iniciativa e exigiu do serviço de inteligência um relatório sobre o caso. A embaixada norte-americana se recusou comentar as informações sobre a espionagem ilegal de cidadãos noruegueses.
NULL
NULL
NULL