Pessoas que moraram ou passaram pelo Brasil na década passada, assim como empresas instaladas no país, foram alvo de espionagem em massa da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), segundo documentos vazados pelo ex-consultor da CIA Edward Snowden, acusado de fornecer informações de programas de espionagem dos Estados Unidos à imprensa. As informações são do jornal O Globo.
Os números precisos não foram informados, mas o jornal afirma que, no último mês de janeiro, o Brasil 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados, sendo o país mais monitorado na América Latina.
Agência Efe
Documentos vazados pelo ex-consultor da CIA Edward Snowden revelam agora que EUA espionaram Brasil
A NSA tem parceria com uma grande empresa de telefonia dos Estados Unidos, a qual, por sua vez, mantém relações de negócios com outros serviços de comunicações, incluindo os brasileiros. Desse modo, por uma aliança corporativa, a agência norte-americana tem acesso às redes de comunicações de outros países, como o Brasil.
NULL
NULL
Entretanto, o documento que informa esses dados não deixa claro qual empresa dos EUA funciona como “ponte” para a NSA e nem quais companhias de comunicação do Brasil têm relações com ela.
No momento, Edward Snowden encontra-se na zona de trânsito de um aeroporto em Moscou desde o dia 23 de junho. Os Estados Unidos pedem sua extradição, que a Rússia nega conceder. Entre hoje e ontem, três países latino-americanos ofereceram asilo a ele: Venezuela, Nicarágua e Bolívia.