EUA estudam proibir ou restringir entrada de turistas de 43 países, afirma NYT
Segundo o jornal, rascunho com lista de países inclui 43 nações, com três categorias de restrições de viagens
O governo de Donald Trump avalia uma nova proibição de viagens aos Estados Unidos que poderia afetar cidadãos de dezenas de países em vários níveis, informa o jornal The New York Times.
O NYT afirma que, segundo funcionários do governo que solicitaram anonimato, o rascunho com a lista de países inclui 43 nações, com três categorias de restrições de viagens.
A categoria vermelha seria a de países cujos cidadãos não poderão entrar nos Estados Unidos e incluiria Afeganistão, Butão, Coreia do Norte, Cuba, Iêmen, Irã, Líbia, Síria, Somália, Sudão e Venezuela.
Outras 10 nações na categoria laranja – Belarus, Eritreia, Haiti, Laos, Mianmar, Paquistão, Rússia, Serra Leoa, Sudão do Sul e Turcomenistão – teriam restrições severas de visto.
“Nestes casos, os viajantes a negócios poderiam ser autorizados a entrar, mas não aqueles que viajam com vistos de imigrante ou turista”, segundo o jornal.
Outros 22 países em uma lista amarela teriam 60 dias para responder às preocupações dos Estados Unidos ou enfrentariam o risco de mudança para uma das categorias mais rigorosas.
Em um de seus primeiros atos como presidente, Trump congelou a admissão de refugiados e quase toda a ajuda externa oferecida pelos EUA.
